O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) avisa que as zonas costeiras das províncias de Cabo Delgado, Nampula e Zambézia deverão registar a partir da tarde desta segunda-feira aguaceiros e chuvas, de regime moderado a forte (entre 30 a 50 milímetros de precipitação poderão cair em 24 horas), acompanhados de trovoadas e ventos moderados a fortes (entre 15 a 25 nós com rajadas até 35 nós) criando onde com 2 a 3 metros de altura.
Este mau tempo deve-se a interacção entre a Zona de Convergência inter-Tropical e de um sistema de baixas pressões, localizado sobre o extremo norte do Canal de Moçambique.
Na quarta e quinta-feira o mau tempo deverá atingir com maior intensidade os distritos de Angoche e Moma, na província de Nampula, e os distritos de Pebane e Maganja da Costa, na província da Zambézia com precipitação superior a 50 milímetros em 24 horas e ventos com velocidade superior a 70 km/h.
Ainda segundo INAM na região do Canal, compreendida entre os paralelos 10 a 18 graus de latitude Sul, o estado do tempo será ainda pior com chuvas e trovoadas fortes, a precipitação poderá ultrapassar os 70 milímetros em 24 horas, os ventos serão fortes podendo ser até tempestuosos, com rajadas de até 45 nós, e as onde poderão chegar aos 4 metros de altura.
A todos residentes das zonas costeiras da região centro-norte de Moçambique, e as autoridades, o INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança.
Maior prudência é recomendada às autoridades marítimas e aos pescadores nessas regiões.