As forças de segurança da região autoproclamada Puntland, no nordeste da Somália, detiveram 24 supostos piratas em frente à costa da cidade portuária de Bosasso, anunciaram segunda-feira as autoridades locais.
Estas detenções são resultado das medidas adotadas em Puntland -região que abriga os principais pontos de atuação dos piratas somalis- para combater os ataques contra navios”, explicou o governador de Bosasso, Muse Yusuf Gelle. “Ao menos 24 supostos piratas foram detidos ontem (domingo) e hoje (segunda-feira)”, declarou à AFP por telefone.
As forças de segurança apreenderam cinco embarcações e sete lança-foguetes”, indicou. “Há cerca de 200 soldados e 10 veíiculos envolvidos nas operações para eliminar a pirataria, por terra e por mar”, segundo o governador.
De acordo com o Escritório Marítimo Internacional, os ataques dos piratas em frente à costa somali se multiplicaram no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, passando de 6 a 61. No total, 114 tentativas de ataques foram registradas na zona desde o início de 2009 e 29 embarcações foram capturadas.
Vários navios da União Europeia, da Otan e das coalizões sob a autoridade americana estão muito ativos na região, evitando ataques e detendo supostos terroristas.