Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autoridades de saúde promovem feira do sector

As autoridades de saúde em Nampula promovem, no próximo sábado, a realização de uma feira, na qual se destacam demonstrações de ginástica aeróbica, educação nutricional, exames laboratorias de tensão arterial, lepra, HIV/SIDA, além de acções relacionadas com o aleitamento materno, cuidados visuais e divulgação de mensagens sobre doenças diarreicas.

O programa será antecedido de uma marcha em algumas ruas da cidade desta província, que irá culminar no local da realização do evento, no largo do Corredor de Desenvolvimento do Norte (CDN).

Arlinda Chaquisse, porta-voz do programa, falando a jornalistas, referiu que a Feira tem em vista promover a melhoria do estilo de vida da população deste ponto da província, além de permitir que possam conhecer o seu estado de saúde para eventuais casos de prevenção ou tratamento.

Temos vindo a registar inúmeros casos de pacientes com problemas de tensão e doenças cardiovasculares. Então, pretende-se com este tipo de iniciativas sensibilizar a essas pessoas no sentido de não esperarem pelo agravamento das suas enfermidades para se dirigirem acorrer evitar atraves dos testes a serem efectuados. Acreditamos que muios centros de tratamento. Sublinhou Arlinda.

De acordo, ainda, com a fonte, foram já montadas várias tendas no local e criadas as necessárias condições logisticas, além de de ter sido mobilizado um número suficiente de técnicos de todas especilidades constantes do programa.

Por outro lado, fomos informados que, no âmbito dos esforços levados a cabo por aquela instituição, está prevista para os dias 17 a 21 corrente a suplementação da vitamina A para crianças com idades compreendidas entre os zero e cinco anos, envolvendo 437 equipas e cerca de 100 activistas e que deverá abranger um total de 180 mil menores.

Fernando Massaza, chefe de departamento de saúde comunidade na Direcção provincial de saúde em Nampula, que confirmou-nos o facto, acrescentou que foram mobilizadas 42 viaturas para o desdobramento das equipas de trabalho criadas para o efeito, nomeadamente fixas e móveis, pelo que espera não venha a registar-se qualquer contrariedade.

A fonte garantiu que todo o material incluindo os medicamentos inerente ao programa já se encontra no terreno, estando actualmente a ser feita a mobilização das comunidades para aderirem ao programa.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!