Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Autárquicas 2018: Recenseamento eleitoral terá lugar de Março a Abril próximos

O recenseamento eleitoral vai decorrer de 01 de Março a 29 de Abril de 2018, em Moçambique. O processo visa actualizar o número de eleitores que vão participar nas quintas eleições autárquicas, agendadas para 10 de Outubro daquele ano.

Ana Comoana, porta-voz do Conselho de Ministros e vice-ministra da Cultura e Turismo, disse a jornalistas que o Governo espera recensear aproximadamente oito milhões eleitores.

Os anteriores recenseamentos eleitorais duraram 45 dias. O próximo processo levará quase 60 dias, porque se acredita que nos últimos anos houve crescimento demográfico, o que poderá ser confirmado pelo censo geral da população e habitação, a decorrer de 01 a 15 de Agosto deste ano.

As quintas eleições autárquicas estão orçadas em 970 milhões de meticais, dos quais a Comissão Nacional de Eleições (CNE) assegura a disponibilidade de quase totalidade do valor, após ter se queixado de exiguidade de fundos.

Ademais, a CNE já completou a instalação dos órgãos de apoio ao processo, mas queixa-se da falta de instalações, estando em curso um trabalho no sentido de ultrapassar o problema.

Um estudo da rede de investigação Pan-Africana, o Afrobarómetro, constatou que há cada vez menos moçambicanos que acreditam na realização de eleições como livres, justas e transparentes. O “apoio popular à democracia e a satisfação com a sua implementação caíram de forma alarmante”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!