Sérvios do Kosovo e albaneses entraram em breve confronto na dividida cidade de Mitrovica, situada ao norte, durante a madrugada, no meio das contínuas tensões sobre duas linhas de fronteira disputadas com a Sérvia, disse uma testemunha da Reuters.
Não houve notícias de feridos, conforme grupos rivais de jovens atiravam pedras uns nos outros numa ponte bloqueada sobre o rio Ibar, que divide a cidade em duas partes: sérvia, ao norte, e albanesa, ao sul. Tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) e da polícia da União Europeia separaram os dois grupos para evitar mais violência.
No sábado, um dia após a capital kosovar enviar policiamento e autoridades às duas fronteiras com a Sérvia no norte de Kosovo, sérvios da região mantiveram o bloqueio de duas pontes em Mitrovica e de todas as principais estradas da região com caminhões, caules de árvore e pilhas de pedras. “Não seria realista dizer que as pessoas não estão preocupadas e commedo, você simplesmente não sabe o que vai acontecer amanhã”, disse Predrag, um sérvio ao norte da Mitrovica.
Tropas de paz da NATO também permaneceram nas duas fronteiras, Brnjan e Jarinje, ambas a cerca de 100 quilômetros de Pristina.