O número de mortos pelas explosões ocorridas em 12 de Agosto no porto de Tianjin chegou nesta terça-feira a 162, e ainda há 11 desaparecidos por conta do acidente, um dos mais graves da China nos últimos anos, informaram equipes de resgate através da agência oficial “Xinhua”.
Oito desaparecidos e 96 vítimas mortais eram bombeiros que tentaram sufocar os incêndios provocados pelas explosões, destacou a nota oficial, que acrescentou que centenas de feridos pelo acidente (mais de 700 nos primeiros dias) continuam hospitalizados.
O acidente aconteceu em um terminal de contentores para o transporte marítimo onde eram armazenadas de forma irregular cerca de 3.000 toneladas de produtos químicos perigosos, entre elas 700 de cianureto de sódio altamente tóxico.
O incidente suscitou críticas ao governo chinês pelas medidas de segurança em seu sector industrial, onde os acidentes são frequentes e em algumas ocasiões as autoridades olham para outro lado em conivência com as empresas, entre outros problemas.