Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

ICM e Gapi programam reforço da comercialização agrícola

39245264_2094182253926934_1209030880052379648_o

O Instituto de Cereais de Moçambique (ICM) e a Gapi aprovaram um programa de mobilização de recursos adicionais para reforçar a Linha de Crédito de Comercialização Agrícola (LCCA), um instrumento que, desde a sua criação em Dezembro de 2018, já financiou 260 operações, num montante acumulado de 374 milhões de meticais.

Em 2021, a LCCA financiou a compra aos agricultores familiares de 93,3 mil toneladas de produtos diversos. “Face aos resultados até aqui alcançados e ao crescimento da capacidade e da procura dos agricultores familiares e comerciantes rurais, é importante que para esta campanha se consiga reforçar a LCCA com mais 100 milhões de meticais”, disse o director financeiro da LCCA, Amiro Abdula.

“Este instrumento tem tido impacto positivo nas economias locais e o rigor na sua gestão assegura que esta carteira de crédito se encontre com baixo índice de atraso, na ordem 7%, e a taxa de cumprimento no reembolso do crédito situa-se em 93%. Considerando os riscos deste sector e o grupo-alvo, estes indicadores demonstram a seriedade e profissionalismo da parceria ICM-Gapi”, acrescentou Amiro.

Das 260 operações de crédito financiadas, 13% foram para o agro-processamento e 87% para a comercialização agrícola. Cerca de 40% destas operações beneficiaram empresas de jovens. De acordo com um relatório conjunto das duas instituições, “estas percentagens, nos remetem à necessidade de incentivar os jovens a optarem pelo empreendedorismo, mais concretamente a abraçarem a área da comercialização agrícola, como forma de aumentarem o rendimento das suas famílias”.

A região norte do País absorveu 65% do valor total financiado pela LCCA. Milho, feijões, gergelim, soja, ervilha, amendoim, castanha de caju, arroz e mandioca seca são os produtos mais adquiridos pelos comerciantes rurais.

“Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 e recursos escassos, a LCCA, obteve um aumento de cerca de 41% de empregos criados/gerados em 2021 em relação ao acumulado até 2020”, lê-se no documento que vimos citando, acrescentando que “com efeito, 982 novos empregos foram criados, sendo 361 mulheres e 621 homens. Portanto, a LCCA permitiu, até ao momento, a criação e/ou manutenção de 1567 empregos, maioritariamente nas zonas rurais”.

A LCCA foi criada para financiar a comercialização agrícola, bem como actividades de agro-processamento, com prioridade para as regiões onde os camponeses têm mais dificuldade de aceder aos mercados. A parceria entre o ICM e a Gapi tem também promovido investimentos para a ampliação e modernização de infraestruturas de armazenamento, conservação e processamento dos bens comercializados.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!