Os moçambicanos que participaram nos Campeonatos Africanos de Atletismo de juniores, entre os dias 28 e 31 de Agosto, não conquistaram medalhas apesar de terem chegado nas respectivas finais.
Depois das excelentes exibições nas eliminatórias, os nossos representantes não conseguiram triunfar nas finais. Todavia, o destaque vai para Alberto Mambo que na final dos 800 metros terminou na quarta posição com um tempo de 1’49”, a um segundo do pódio, melhorando a sua marca que, à entrada desta prova, estava fixada em 1’54”.
Creve Machava, que também esteve na final dos 200 metros, suplantou o seu anterior recorde nacional, fixando o novo em 54 segundos. O antigo estava em 54”37 centésimos.
Amélia Domingos, por sua vez, não conseguiu melhorar a sua marca (2’09”), ficando pelos 2’17” na penúltima posição dos 800 metros.
Para Francisco Sunia, secretário-geral da Federação Moçambicana de Atletismo (FMA), estes resultados, apesar de não dignificarem o país, servem de preparação dos atletas para as próximas frentes. “Esta prova serviu para eles adquirirem experiência internacional, partindo do principio que ainda são do escalão de juniores”, fundamentou.