Moçambique vai iniciar a partir deste ano com testes Anti-Doping fora e no decurso das competições aos atletas da Alta-Competição de todas as modalidades desportivas praticadas no nosso País.
A medida, universal em todo mundo, visa combater o uso pelos atletas do Desporto de Alta Competição de substâncias proibidas como drogas, com intenção de melhorar o seu desempenho desportivo isto é, para o alcance de resultados desportivos fora das capacidades normais do organismo do atleta.
Segundo o comunicado enviado à nossa redacção pela Liga Muçulmana de Futebol, os testes serão levados a cabo pelo Ministério da Juventude Desporto e pelo Comité Olímpico de Moçambique em articulação com Regional Anti – Doping Organization (RADO) e a World Anti-Doping Agency (WADO).
Para os referidos exames, o comunicado refere que as visitas aos Agentes Desportivos, Dirigentes, Técnicos Desportivos, Médicos, Fisioterapeutas, Massagistas e Atletas serão a qualquer momento apelando para que todos estejam preparados.
Aos atletas sujeitos à testagem, aleatoriamente escolhidos, terão que estar disponíveis para submeterem-se à testagem logo que os oficiais Anti-Doping se fizerem presentes.
A recusa do atleta à testagem será considerada a priori como sendo “positivo”, isto é, como sendo um atleta dopado, o que por si só, irá sujeitar-se as sanções universalmente definidas, banindo a sua prática desportiva.
Contudo, apela-se a colaboração de todos agentes desportivos na preparação psicológica dos atletas para que encarem o processo como sendo normal.