Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ataques suicidas matam 46 pessoas no Iraque

Pelo menos 46 pessoas morreram este domingo no Iraque em dois ataques suicidas contra integrantes de uma milícia sunita que combate a rede Al-Qaeda junto com o governo do país. Em Bagdá, pelo menos 43 pessoas morreram no ataque suicida contra uma base militar, segundo a polícia do país.

O ataque na região de Radwaniya, sudoeste de Bagdá, atingiu integrantes da milícia conhecida como Sahwa, que estavam reunidos para receber seus salários na manhã de domingo. Mais de quarenta pessoas ficaram feridas. Relatos afirmam que o homem-bomba escondeu os explosivos sob a roupa. O segundo ataque suicida ocorreu em uma cidade perto da fronteira do Iraque com a Síria.

A explosão matou pelo menos três pessoas e feriu outras seis em uma reunião de líderes de milícia sunita, de acordo com a polícia.

A milícia sunita Sahwa faz parte dos grupos armados pró-governo que renunciaram à rede Al-Qaeda e passaram a combater a organização a partir de 2006. De acordo com o correspondente da BBC em Bagdá Gabriel Gatehouse, a milícia Sahwa teria colaborado para a reduzir os níveis gerais de violência no Iraque desde que juntou às forças do governo e dos Estados Unidos na luta contra a organização. Mas, segundo o correspondente, a milícia é alvo constante de ataques de insurgentes e reclama de falta de apoio do governo.

Analistas dizem que a incerteza política atual no Iraque pode gerar uma nova onda de violência de insurgentes sunitas. Após as eleições de março, as diferentes facções não chegaram a um consenso sobre quem deve ser o próximo primeiro-ministro e ainda não conseguiram formar um governo de coalizão. Tanto o atual primeiro ministro, Nouri al Maliki, como o anterior Iyad Alawi dizem ser a melhor opção para chefiar o governo. Os militares americanos planejam retirar-se do Iraque até 2012.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!