Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ataque do Taliban mata ministro provincial e mais oito no Paquistão

Militantes do Taliban realizaram neste sábado um ataque a bomba num comício na cidade de Peshawar, no norte do Paquistão, matando nove pessoas, incluindo um ministro provincial, disseram autoridades. Foi o mais recente de uma série de ataques no país.

O ministro provincial para o governo regional, Bashir Ahmad Bilour, morreu após ser levado para o hospital Lady Reading, afirmou Arshad Javed, chefe-executivo do estabelecimento. Ibrahim Khan, da polícia local, afirmou que um policial foi morto e que muitos outros estavam entre os 30 feridos.

O porta-voz do Taliban Ihsanullah Ihsan reivindicou para o grupo a autoria do ataque e disse que a insurgência continuará visando o Partido Nacional Awami, maior legenda da província de Khyber Pakhtunkwa.

Na semana passada, Peshawar já tinha testemunhado um ataque no aeroporto local, onde nove pessoas, incluindo cinco militantes, morreram em um ataque que combinou armas de fogo, foguetes e um carro-bomba. Nesta semana, nove vacinadores contra a poliomielite foram mortos a tiros na cidade de Karachi e na região de Peshawar.

O Taliban disse que não foi o responsável por tal ataque, embora os chefes da organização tenham condenado repetidamente a campanha de vacinação, dizendo que ela é um plano para espionar ou esterilizar os muçulmanos.

Autoridades do Exército disseram à Reuters que Hakimullah Mehsud, líder oficial do Taliban paquistanês, recentemente perdeu a confiança em seus combatentes e entregou o controle operacional para seu vice, Wali-ur-Rehman, algo que a organização nega.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts