As empresas Moçambique Celular, Cervejas de Moçambique e a Associação Moçambicana de Reciclagem assinaram, esta sexta-feira (12), em Maputo, um memorando de entendimento para a limpeza, recolha e reciclagem de resíduos sólidos na praia da Costa do Sol. O acto faz parte do projecto “Praia Limpa Praia Gira”.
Trata-se de um entendimento que, nas palavras do presidente do Municipal de Maputo, David Simango, vai contribuir positivamente nas obras que decorrerão na Avenida da Marginal, bem como a construção do Mercado do Peixe. Será ainda uma fonte de rendimento para os que trabalham na recolha do lixo e de resíduos sólidos.
O representante da mcel, Mamudo Ibraimo, afirmou que a empresa compromete-se a financiar “Praia Limpa Praia Gira” para tornar a Costa do Sol mais limpa, pois é um bem dos citadinos de Maputo e atrai visitantes de vários quadrantes do mundo. Os resíduos sólidos recolhidos no local serão reciclados.
Por sua vez, Eurico Gonçalves, representante da empresa Cervejas de Moçambique, referiu que o aludido programa vai devolver a beleza à praia da Costa do Sol.
Stephane Temperman, presidente da Associação Moçambicana de Reciclagem, vê no projecto o reaproveitamento do lixo para ser transformado em produtos úteis para a sociedade e o meio ambiente sai a ganhar. Nos próximos anos espera-se implementar o mesmo projecto nas escolas.