Dois indivíduos invadiram uma residência localizada no bairro de Magoanine, arredores da cidade de Maputo, e balearam o dono da casa, que responde pelo nome de Paulino André.
Os assaltantes conseguiram roubar dois televisores, geleira, fogão a gás, aparelhagem de som, micro-ondas, entre outros bens, facto ocorrido na noite da Quinta-feira (19).
Os supostos criminosos faziam-se transportar numa viatura ligeira de cor branca, cuja marca e chapa de inscrição não foi possível identificar. Eles levavam consigo duas pistolas.
A família assaltada revelou ao “Diário de Moçambique” que os larápios estacionaram o veículo junto ao muro da residência à espera da entrada do dono da casa.
Segundo o sobrinho da vítima, que falou no anonimato, quando o seu tio chegou, estava na sala a ver televisão. Ouviu barulho do carro e como hábito, abriu o portão da garagem. Ele disse que foi nesse momento em que o tio metia a viatura na garagem que os assaltantes se introduziram na residência, levaram bens e agrediram-no. Pediu socorro, mas ninguém se aproximou.
Segundo o “Diário de Moçambique”, a esposa da vítima, Rabeca Matsinhe, disse ter acompanhado todos os acontecimentos.
“Eu vi como tudo aconteceu. Os assaltantes entraram dentro de casa, levaram bens e machucaram meu marido. Ordenaram que fosse com eles para o quarto, mas ele recusou-se.Então empurraram em direcção ao quarto”.
Acrescentou que foi na tentativa de resistir à ordem que os assaltantes atiraram contra o pé esquerdo da vítima e puseram-se em fuga, com os bens que conseguiram roubar.
Paulino André foi posteriormente evacuado pela esposa para o Hospital Central de Maputo, onde se encontra internado a receber cuidados médicos.
A família lesada diz que muita gente acompanhou o caso, mas não houve quem lhes socorresse, pois os bandidos estavam armados. Rabeca diz que estão com medo de um novo ataque da parte dos bandidos.