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Artistas moçambicanos brilham no Cape Town Jazz Festival

Artistas moçambicanos brilham no Cape Town Jazz Festival

Jimmy Dludlu, Frank Paco e Jaco Maria, os dois primeiros a liderar as colectividades Shape of Strings to Come e Frank Paco Art Ensemble, são os três artistas moçambicanos que representaram o país na 15ª edição do Cape Town International Jazz Festival terminado no dia 29 de Março. Com uma actuação surpreendente, os jazzmen tiveram de abandonaram o palco, contrariando a vontade pública, a fim de ceder espaço aos outros.

A experiência mais incrível de todas foi a protagonizada pela colectividade Shape Of Strings To Come, liderada pelo célebre guitarrista moçambicano, Jimmy Dludlu. Trata-se de uma das mais complexas orquestras – se não a única – que actuou na 15ª edição do Festival Internacional Jazz Cape Town.

Além de Jimmy, este conjunto comporta os guitarristas Saudiq Khan, Elvis Dyers e Richard Ceasar, incluindo o teclista Camilo Lobard, o baterista Anthon Manell, o baixista Lucas Khumalo, os percussionistas Thomas Dyani e John Hassan bem como o trompetista Barndon Ruiters, o saxofonista Sizonke Xonti e o trompetista Siyasanga Charles. É uma iniciativa que, na verdade, se confunde com um trabalho de passagem de experiências artísticas por incluir três artistas muito jovens. Além do mais, o projecto possui um objectivo sublime – prestar homenagem aos artistas mais queridos da República da África do Sul.

Neste festival, não se admite que o artista teste o som: quando entra no palco é para actuar, porque o tempo é muito bem cronometrado. No entanto, apesar da pré-produção que possibilita que, tendo em conta a simplicidade ou complexidade das exigências de cada artista ou banda, se dispense ou não o rearranjo do palco – a rica composição dos Shape Of Strings To Come impôs à produção a necessidade de reconfigurar a referida estrutura, instalando novos instrumentos.

Estavam todas as condições criadas para que Jimmy Dludlu, igual a um líder sábio, conduzisse a sua orquestra implantando no local a celebração de que os presentes estavam à espera durante os 30 minutos que precederam o início do seu concerto depois do da norte-americana Lalah Hathaway. Envolvendo-se activamente na vibração do ‘show’, o público não se apercebeu de que o tempo já se havia esgotado. Jimmy e o seu Shape Of Strings To Come tiveram de contrariar o desejo popular e abandonar o palco, como preconizam as regras do evento: Não se deve exceder o tempo.

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