Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arqueólogos procuram dois barcos espanhóis naufragados no Peru há 400 anos

Dois barcos de guerra de 400 anos de antiguidade que afundaram no oceano Pacífico depois de serem atacados por um almirante holandês e piratas poderão voltar a ver a luz se os investigadores no Peru conseguirem recuperá-los do fundo do mar.

Os detectores de metais, magnetómetros e memórias indicam que os barcos, parte de uma frota que defendeu a coroa espanhola quando o Peru era uma colónia, estão 150 quilómetros ao sul de Lima, revelou o pesquisador e historiador Jorge Ortiz, Segunda-feira (3).

O Santa Ana e o San Francisco, que levavam mais de 300 homens, afundaram em 1615 depois de o oficial da Marinha holandesa e pirata Joris Van Spilbergen os ter atacado durante a Guerra dos 80 Anos, ou Guerra dos Flandres, entre Espanha e as rebeldes províncias dos Países Baixos.

Depois da batalha no Peru, Van Spilbergen navegou até o norte e lançou ataques no México e mais tarde nas Filipinas. Ortiz disse que a recuperação das embarcações servirá para conhecer melhor a vida marítima durante o Vice-Reino do Peru, território que incluía grande parte da América do Sul.

Outros navios do mesmo período foram destruídos por um terremoto e um tsunami em 1746. O Ministério da Cultura do Peru e a Sociedade Geográfica Nacional patrocinam as pesquisas.

Ortiz disse que provavelmente poderão ser recuperados fragmentos dos barcos, artilharia, munição, cristais e cerâmicas, mas não um tesouro naufragado.

“Não há ouro nem prata”, garantiu em relação às especulações sobre o possível tesouro que os barcos transportavam. “Mas encontraremos provas de incalculável valor sobre a nossa história e nossa a cultura.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!