Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Armando Artur visita Dans’Artes!

O ministro da Cultura, Armando Artur João realiza uma visita no próximo dia 30 de Agosto em curso à Comunidade de Djonasse, na cidade da Matola, onde se ergue a vila artística que abrigará o projecto Dans’Artes.

Para acomodar a visita do dirigente do pelouro da cultura, na manhã do referido dia, o projecto Dans’Artes realizará um sarau cultural no mesmo espaço – ainda em construção – que, entre outras modalidades artísticas, comportará artes plásticas, dança e música.

Segundo Maria Helena Pinto, a fundadora do empreendimento, a ocasião servirá para mostrar às entidades governamentais e o sector privado, incluindo os parceiros da iniciativa, o local em que que a infra-estrutura será erguida. É por essa razão que, ainda de cordo com a fonte que estamos citar, presentemente, “o Dans’Artes encontra-se (…) na fase de identificação de parceiros económicos, culturais e não só, esperando obter os apoios financeiros necessários para edificar parte das infra-estruturas da vila artística”.

O que é o Dans’Artes?

Num documento enviado para a nossa redacção sobre a empreitada pode ser lido: “O projecto Dans’Artes é o culminar de um sonho de uma vila artística pensada primeiro para o artista e os actores culturais. Para além do desenvolvimento artístico o Dans’Artes visualiza-se como um pólo de desenvolvimento de turismo cultural assim bem como comunitário e económico”.

“Trata-se portanto da construção de uma vila artística denominada Dans’Artes, a ser implantada na comunidade de Djonasse, no Distrito de Boane, Matola-Rio. A vila artística situar-se-á a sensivelmente 1000 metros para sul a meio do percurso da estrada para Mozal no sentido este-oeste, na povoação de Djonasse”.

“A premissa do Dans’Artes é trazer as artes e cultura para o público em geral sem discriminação de idades e grupos sociais com a participação das comunidades. Esperamos mudar o cenário actual do distrito de Boane criando empregos locais e permitindo uma dinâmica cultural e artística de visibilidade local nacional, regional e internacional. Esperamos contribuir para a construção de cada um de nós através da arte e cultura”.

“O Dans’Artes é um espaço físico de acolhimento de artistas de todas as disciplinas confundidas. O projecto está na fase de finalização da concepção mas algumas das suas infra-estruturas já estão em fase edificação”.

“Na vila artística Dans’Artes serão desenvolvidas diversas actividades de difusão de obras de arte, formações, workshops e intercâmbios artístico-culturais entre artistas moçambicanos e estrangeiros. Outro eixo privilegiado é a interacção comunitária. A vila será composta de infra-estruturas como um Teatro, uma casa de acolhimento dos artistas, edifícios de alojamento e outros espaços de desenvolvimento de actividades culturais e turísticas. A conclusão do projecto Dans’Artes prevê-se que seja entre 2015 e 2016”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!