O Barcelona anunciou nesta terça-feira a contratação do argentino Gerardo Martino, reconhecido adepto do estilo de jogo baseado na troca de passes do clube catalão, para substituir Tito Vilanova como novo treinador do atual campeão da Espanha.
Martino, de 50 anos e nascido em Rosário assim como o astro do Barça Lionel Messi, fechou acordo por dois anos, anunciou o clube no seu site oficial.
“O acordo depende da minuta e da assinatura do contrato”, disse o Barça. “Nas próximas horas, a agenda de sua chegada a Barcelona, a assinatura do contrato e sua apresentação à mídia serão determinados.”
Vilanova, de 44 anos, renunciou ao cargo de treinador da equipe para dar prosseguimento ao tratamento contra um câncer na garganta, após ter levado o Barço ao título espanhol em sua primeira temporada no comando.
Conhecido como “Tata” , Martino conduziu o Newell’s Old Boys, antigo clube de Messi, ao título do campeonato argentino no mês passado e também alcançou as semifinais da Copa Libertadores, sendo derrotado na disputa de penaltis pelo Atlético Mineiro, este mês. Ele despontou como treinador à frente da seleção do Paraguai na Copa do Mundo de 2010, quando seu time foi derrotado por 1 x 0 pela Espanha, que depois sagrou-se campeã mundial.
Em 2011, após deixar o Paraguai, ele recusou uma oferta lucrativa da Colômbia e decidiu retornar ao Newell’s, clube onde disputou 509 jogos como meio-campista – muitas delas sob comando do compatriota Marcelo Bielsa, de quem adotou algumas de suas filosofias como treinador.
Ele também é admirador confesso do ex-treinador do Barça Pep Guardiola, que assumiu o campeão alemão e europeu Bayern de Munique no fim da temporada passada. “Sinto-me identificado com o estilo de futebol que o Barcelona joga”, disse Martino ao jornal esportivo espanhol Marca em junho.