Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

AR vai ter Instituto de Pormação Parlamentar

A Assembleia da República (AR), o Parlamento moçambicano, vai criar um Instituto de Formação Parlamentar, visando apoiar a formação dos quadros daquele órgão legislativo do país.

Para o efeito, a AR e a F u n d a ç ã o “WESTMINSTER” para a Democracia do Reino Unido vão assinar, dentro em breve, um acordo de cooperação, visando apoiar o Parlamento moçambicano a criar um Instituto de Formação Parlamentar, bem como apoiar a formação de quadros da magna “casa do povo”. O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Maputo, durante o encontro que a Presidente da AR, Verónica Macamo, manteve com o Alto-comissário britânico em Moçambique, Andrew Soper. A AIM apurou que a AR já esta a finalizar a instalação de um gabinete da Fundação WESTMINSTER junto do mais alto órgão do poder legislativo em Moçambique.

“O processo está muito avançado e a qualquer momento esta Fundação terá um gabinete aqui na magna casa”, disse a AIM fonte da AR. No encontro com Soper, bem como no outro que manteve com o Embaixador líbio em Maputo, Abdul Fatah Elghzi, Verónica Macamo apontou vários desafios que a AR tem pela frente. Do conjunto de desafios destacamse, entre outros, a necessidade de se modernizar o Parlamento moçambicano e dota-lo de tecnologias de informação e comunicação que facilitem a interacção com a sociedade, bem como a necessidade de se alocar recursos humanos qualificados para apoiar as comissões especializadas da AR na elaboração de projectos de lei.

A exiguidade de espaço de trabalho para os 250 deputados da AR também engrossa o número dos desafios da AR. Durante os dois encontros separados, a Presidente da Assembleia da Republica de Moçambique recebeu convites para visitar os Parlamentos britânico e líbio. Para alem destas duas audiências, Macamo também tinha, na sua agenda, outros encontros com as funcionárias do Secretariado-geral da AR, para alem de um grupo de antigos colegas de turma na Faculdade de Direito.

De alguns dias para cá, Verónica Macamo tem tido uma agenda bastante carregada, principalmente porque diversas individualidades e não só tem acorrido a AR para saúda-la por ter sido confiada a missão de presidir o Parlamento nos próximos cinco anos. Fora disso, os encontros também têm servido para se analisar o estágio da cooperação entre Moçambique e vários países do mundo, bem como a actual situação social, politica e económica do país. Esta é a primeira vez que uma mulher ascende ao posto de Presidente do Parlamento na história de Moçambique independente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts