Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

AR teve encontros “bastante úteis”

A delegação da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, encabeçada pela respectiva presidente, Verónica Macamo, manteve contactos “bastante úteis”com as instituições portuguesas, no âmbito da visita oficial a Portugal que termina na quinta-feira.

A opinião nesse sentido é de Verónica Macamo, falando esta quarta-feira a AIM, em Lisboa, depois de mais um encontro de trabalho, neste caso com o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado. “Os contactos ultrapassaram as expectativas. De facto, estamos a ter encontros bastante úteis, não só que permitem fortalecer as relações já existentes, mas, sobretudo, permitem-nos conhecer um pouco mais a experiência portuguesa.

Conhecendo a experiência dos outros é mais fácil melhorar a nossa situação”, disse Macamo. Moçambique, que saiu há 18 anos de uma sangrenta guerra, precisa de acelerar os passos com a colaboração de vários parceiros para reconstruir aquilo que foi destruído e garantir o bem-estar dos moçambicanos. A Presidente da AR sublinhou que, depois da visita, a mensagem que leva aos moçambicanos é de que, efectivamente, com Portugal “estamos num bom caminho em termos de relacionamento.

As relações, fundamentalmente político-diplomáticas, são óptimas e a nossa expectativa é que continuem a ser tão boas como elas estão neste momento”. Por seu turno, Luís Amado disse que a visita da missão parlamentar moçambicana a Portugal decorreu num “bom momento” e revela, no fundo, a intensidade das relações políticas e o grande interesse que há em aprofunda-las em todos os domínios.

Depois de ouvir explicações da presidente sobre os objectivos da deslocação, da agenda de contactos muito intensa que a missão tem tido em Portugal, o ministro concluiu que “é uma visita que corresponde a um bom momento nas relações entre Portugal e Moçambique”, depois de visitas dos Chefes de Estado e de Governo dos respectivos países.

O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, visitou oficialmente Portugal em Abril deste ano, depois do seu homólogo português, Cavaco Silva, ter estado em Moçambique em 2008, no âmbito do reforço das relações de amizade e cooperação. Com o mesmo propósito, o Primeiro- Ministro, José Sócrates, na qualidade de chefe do Governo português, visitou igualmente Moçambique em Março deste ano. Em Portugal, para além do encontro com o homólogo português, Jaime Gama, com quem reexaminou o que tem sido feito ao abrigo do protocolo existente entre as duas instituições e que termina em Novembro próximo, Verónica Macamo foi recebida, em audiência, pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Ao abrigo do protocolo prestes a expirar, a AR tem vindo a receber de Portugal apoio na área da formação, com envio de quadros para Portugal e ida de técnicos portugueses, nas áreas legislativa, de documentação parlamentar, tecnologias de informação e comunicação e administração e finanças, segundo ela. No final da audiência, em Belém, a Presidência portuguesa, Macamo enalteceu os apoios e investimentos portugueses em curso neste momento em Moçambique, mesmo em altura de crise, e congratulou-se com o reforço das relações de amizade e cooperação com Portugal. “Passámos em revista as relações entre os dois povos e países e constatámos que elas se têm fortalecido ultimamente”, adiantou.

A Presidente da AR disse que reafirmou a Cavaco Silva o desejo de Moçambique de “ver cada vez mais reforçadas as relações e amizade e cooperação entre os dois países”. No âmbito da cooperação, ela referiu-se aos “muitos investimentos portugueses que têm sido feitos em Moçambique”. Verónica Macamo manteve vários outros encontros de trabalho, no âmbito da visita, incluindo os com os Presidentes do Tribunal Constitucional, Rui Moura Ramos, do Instituto Nacional de Administração, Francisco Ventura Ramos, do Supremo Tribunal de Justiça, Luís Norberto do Nascimento, e com o Secretário Executivo da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts