A Assembleia da Republica (AR), Parlamento moçambicano, diz que em nenhum momento faltou a encontros dos Parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Hoje, fomos colhidos de surpresa quando alguma imprensa nacional publicou uma notícia indicando que a AR pautou pela ausência na Assembleia Parlamentar da CPLP, alegadamente a decorrer em Lisboa, Portugal ”, disse, Sexta-feira, a imprensa, em Maputo, a capital moçambicana, o Secretário-geral da AR, Baptista Machaieie.Machaieie disse que nenhum evento desta natureza está a decorrer em Lisboa, sustentando que a próxima Assembleia dos Parlamentos da CPLP esta agendada para meados deste ano em Timor Leste, encontro que será antecedido por uma reunião preparatória, marcada para São Tome e Príncipe, em Abril próximo.
O Secretário-geral da AR lamentou o sucedido, apelando a uma maior responsabilidade por parte de alguns órgãos de comunicação social moçambicanos sempre que pretenderem divulgar notícias relacionadas com o mais alto órgão do poder legislativo no país.
“Temos fontes oficiais que nunca se fecharam a imprensa sempre que são solicitadas”, sublinhou, apontando, a titulo de exemplo, a própria Presidente da AR, Verónica Macamo, o Porta-voz da Comissão Permanente da AR, Mateus Katupha, e ele próprio, na qualidade de Secretário-geral. A referida “notícia” foi publicada na edição de hoje do jornal o
“O País”, editado em Maputo, tendo como manchete “Delegação Moçambicana Ausente – Parlamentos da CPLP debatem sua inserção na Politica e Economia Internacional”.
A mesma “notícia” adianta que “ninguém ter-se-á deslocado a Lisboa para representar a delegação moçambicana naquela reunião, onde a Presidente do Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, seria oradora do tema “Desafios e agenda da Assembleia Parlamentar-CPLP, e o Secretário-geral da AR deveria participar na reunião com os seus homólogos”.
Fonte da AR garantiu a AIM que o tema “Desafios e agenda da Assembleia Parlamentar-CPLP” foi apresentado, ano passado, em Lisboa, por Verónica Macamo, e não no suposto encontro deste ano.