Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Aquecimento do Atlântico está ligado a tempestades no Saara e à atividade vulcânica

A aceleração do aquecimento do oceano Atlântico nos últimos 30 anos se explica, em grande parte, pela redução das tempestades de areia no Saara e por uma menor atividade vulcânica nos trópicos, revela um estudo publicado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores reuniram os dados de satélites sobre o poeira e outras partículas em suspensão na atmosfera que obstruem parcialmente a luz do sol e analisaram modelos climáticos para avaliar seus efeitos na temperatura da superfície do oceano Atlântico.

Desta forma, os pesquisadores puderam calcular o aquecimento do Atlântico nos últimos 26 anos e sua relação com as mudanças nas tempestades de areia na África e na atividade vulcânica.

“Grande parte do aumento das temperaturas nos últimos 26 anos na superfície do oceano Atlântico nos trópicos – um quarto de grau Celsius em média por década – só pode ser explicado pela redução das tempestades de areia e pela queda na atividade vulcânica”, disse Amato Evan, especialista em clima da Universidade do Wisconsin e principal autor do estudo, publicado no site da revista Science.

“A combinação destes fatores explica cerca de 70% da elevação da temperatura e um quarto está ligado às tempestades de areia” na África.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!