Com dois jogos ainda por disputar, a Costa do Marfi m garantiu, no passado fim-de-semana, a sua qualificação para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012 ao totalizar 12 pontos no Grupo H, depois de golear o Benin por 6-2, no domingo, em Cotonou, durante a quarta jornada das eliminatórias deste torneio. Entretanto, o Egipto, sete vezes campeão africano, e tricampeão africano em título, está praticamente eliminado após um empate a 0 concedido em casa face à África do Sul, também no domingo.
A Costa do Marfim torna-se a quarta equipa a apurar-se para o CAN 2012 uma vez que os países organizadores Guiné Equatorial e Gabão se qualificam automaticamente. O Botswana faz parte da lista, tendo sido o primeiro qualificado do Grupo K.Restam dois jogos a disputar nas eliminatórias, que vão terminar em Outubro, após os quais 12 outros finalistas se vão qualificar para o torneio que vai pôr em confronto entre si 16 equipas, sendo que nenhuma das selecções deste grupo – Benin, Ruanda e Burundi – se pode aproximar dos “Elefantes”, mesmo ganhando todos os jogos em falta.
Egipto quase eliminado
O Egipto nunca falhou a qualificação para uma fase final de um CAN e as raras vezes em que esteve ausente foi por razões políticas. Analistas consideram que uma saída prematura dos “Faraós” poderá selar o destino do seleccionador, Hassan Shehata, com o qual o Egipto conheceu muito êxito no plano continental desde que ele assumiu a direcção da equipa nacional em finais de 2004.
Shehata foi muito criticado por não ter conseguido apurar o Egipto para a fase final do Mundial na África do Sul com uma geração de futebolistas considerada a melhor de todos os tempos.
A África do Sul, que poderia conseguir obter os três pontos da vitória não fossem as defesas fascinantes do guarda-redes egípcio Essam El-Hadary, está praticamente qualifi cada para o próximo CAN.
Os “Bafana Bafana”, que venceram o Egipto (1-0) durante o jogo da primeira mão em Março na África do Sul, lideram o Grupo G com 8 pontos, mais dois pontos do que o Níger, segundo classifi cado, e três em relação à Serra Leoa, quando há ainda duas jornadas por disputar. O Egipto obteve apenas dois pontos em quatro jogos.
Angola vence Quénia
A única selecção dos PALOP´s que conseguiu um resultado positivo no passado fim-de-semana foi Angola, que venceu o Quénia por 1-0 no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, em partida a contar para o grupo J das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2012. O único golo do jogo, disputado na presença do Presidente José Eduardo dos Santos, foi apontado pelo atacante dos “Palancas Negras” Mateus “Manucho” Gonçalves aos 69 minutos.
Com esta vitória, Angola soma 6 pontos e ocupa a segunda posição do grupo, atrás do líder Uganda (10 pontos). O Quénia está na terceira posição com 4 pontos, enquanto a Guiné-Bissau é a “lanterna vermelha” com 3 pontos.