Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento para CAN 2012: ainda há dez vagas; Mambas jogam amanhã “a feijões” contra Comores

A selecção nacional de Moçambique joga este sábado a partir das 15 horas no estádio da Machava contra a selecção das Ilhas Comores em jogo da última jornada da fase de apuramento para o Campeonato Africanos das Nações(CAN) de 2012. Os mambas que já não tem hipóteses de chegar ao Gabão e Guiné Equatorial, onde vai decorrer a 28ª edição do CAN, jogam apenas para cumprir calendário.

João Chissano e Mano Mano, treinadores interinos da selecção nacional de futebol, convocaram os seguintes jogadores para esta partida, onde se destacam as estreias de Maninho do Ferroviário da Beira e de Joaquim de Carvalho dos locomotivas de Nampula:

Guarda-redes: Kampango (Tersana do Egipto), Soarito (Maxaquene) e Nelinho (Liga Muçulmana);

Defesas: Gabito (Maxaquene), Miro (Platinum Stars), Zainadine Júnior (Desportivo), Aguiar e Mayunda (Liga Muçulmana) e Chico (Ferroviário);

Médios: Whisky e Rachide (Ferroviário de Maputo), Manuelito (Maxaquene), Paíto, Momed Hagi, Nelson e Telinho (Liga Muçulmana), Joaquim de Carvalho (Ferroviário de Nampula) e Dominguez (Mamelodi Sundowns);

Avançados: Dário Monteiro (Liga Muçulmana), Reginaldo (Maxaquene), Maninho (Ferroviário da Beira) e Sonito (Ferroviário de Maputo).

Esta partida com as Comores poderá também servir de treino para a nossa selecção uma vez que contra este mesmo adversário Moçambique vai disputar um lugar na fase de grupos da zona africana de apuramento para Campeonato do Mundo de Futebol, a disputar-se no Brasil em 2014.

Sobram apenas dez vagas para CAN 2012

Botswana, Costa do Marfim, Senegal e Burquina Faso já garantiram o apuramento para Gabão e Guiné Equatorial, países que irão acolher a 28ª edição da maior prova continental africana a nível de selecções e os restantes dez lugares que faltam vão ser decididos nos jogos desta jornada que começa esta sexta-feira com o jogo entre a República Democrática do Congo e os Camarões.

A surpresa desta fase de qualificação é que o Egipto, sete vezes campeão africano, já não tem hipóteses de apuramento e por isso não poderá defender o título. Mas há outros colossos que se encontram em situação semelhante na corrida para a fase final.

No Grupo “A”, verdadeira corrida de cavalos a três entre os líderes Mali, Zimbabwe e Cabo Verde. As Águias do Mali jogam em Monróvia com a Libéria, enquanto Cabo Verde recebe o Zimbabwe.

Duas vezes campeã africana, a Nigéria, no Grupo “B”, enfrenta no seu reduto a Guiné-Conacri e precisa de uma vitória para assegurar o apuramento. No entanto, os guineenses necessitam de um empate para seguirem em frente depois de em Outubro passado terem vencido em casa as Super Águias. Em Addis Abeba, a Etiópia joga com Madagáscar.

Em Lusaka, a Zâmbia recebe a Líbia na luta pela primeira posição do Grupo “C”, o grupo de Moçambique. Os Chipolopolos têm 12 pontos, um ponto a mais que os líbios, que buscam o lugar na final pela primeira vez desde 2006.

Para o Grupo “D”, todas as quatro equipas, nomeadamente, Marrocos, República Centro-Africana, Tanzania e Argélia, têm chances de qualificação. Em Marraquexe, os “Leões do Atlas” precisam de ganhar a Tanzania para selar a qualificação. Argélia e RC Africana batalham igualmente pela qualificação.

O Senegal já se classificou no Grupo “E”, mas a corrida para terminar entre os dois melhores segundos colocados se endurece entre o RD Congo e os Camarões. O encontro entres estas duas equipas realiza-se em Kinshasa hoje, na abertura da ronda.

No domingo, o Senegal procurará consolidar a primeira posição quando visitar as Maurícias. No Grupo “F”, Burquina Faso viaja a Banjul para enfrentar Gâmbia. Os burquinabes já estão apurados e jogam para cumprimento de calendário.

No Grupo “G”, o Níger lidera surpreendentemente e está de olho na primeira qualificação para o CAN, mas para consumar esse sonho terá de bater o Egipto, no Cairo. No mesmo grupo, África do Sul e Serra Leoa, ambos na luta, jogam entre si. O encontro realiza-se em Nelspruit.

A Costa do Marfim procura manter o registo de cem porcento de vitórias no Grupo “H”. Os marfinenses jogam com Burundi em Abidjan. Os campeões africanos de 1992 continuam a ser a única equipa que venceu os cinco jogos realizados até aqui. Em Cotonou, o Benin ombreia com o Ruanda.

No Grupo “I”, há um encontro de líderes. O Sudão e o Gana têm 13 pontos e enfrentam-se em Cartum. Quem vencer termina como líder e garante o apuramento. A Suazilândia bate-se com o Congo, em Mbabane. O Uganda está mais próximo de garantir a qualificação pela primeira vez na sua história.

Os ugandeses recebem o Quénia, em Kampala, no Grupo “J”. Os quenianos têm remotas chances de apuramento. Neste grupo destaca-se o jogo entre equipas que falam português: Angola e Guiné-Bissau, em Bissau.

No Grupo “K”, a Tunísia enfrentará o Togo, em Tunis, e, em caso de vitória, pode garantir o apuramento, enquanto o Chade joga com o Malawi, em N’djamena.Com o Botswana já apurado, Tunísia e Malawi lutam pela outra vaga. Para o Malawi, a vitória será suficiente para garantir a sua qualificação pela segunda vez consecutiva para o Campeonato Africano das Nações.

Confira os jogos da última jornada da fase de apuramento para CAN 2012

HOJE: RD Congo-Camarões (Grupo “E”)

 

SÁBADO:

Maurícias-Senegal (Grupo “E”)

Libéria-Mali (Grupo “A”)

Cabo Verde-Zimbabwe (Grupo “A”)

Etiópia-Madagáscar (Grupo “B”)

Nigéria-Guiné-Conacri (Grupo “B”)

Zâmbia-Líbia (Grupo “C”)

Moçambique-Comores (Grupo “C”)

Marrocos-Tanzania (Grupo “D”)

Argélia-RC Africana (Grupo “D”)

Gâmbia-Burquina Faso (Grupo “F”)

Mauritânia-Namíbia (Grupo “F”)

Egipto-Níger (Grupo “G”)

África do Sul-Serra Leoa (Grupo “G”)

Suazilândia-Congo (Grupo “I”)

Sudão-Ghana (Grupo “I”)

Uganda-Quénia (“J”)

Guiné-Bissau-Angola (Grupo “J”)

Chade-Malawi (Grupo “K”)

Tunísia-Togo (Grupo “K”)

 

DOMINGO:

Benin-Ruanda (Grupo “H”)

Costa do Marfim-Burundi (Grupo “H”)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!