O holandês Dick Advocaat decidiu abandonar o cargo de treinador da seleção da Sérvia depois da derrota em casa para a Dinamarca por 3 a 1 em partida de apuramento para o Campeonato Europeu de futebol de 2016, informou a associação de futebol do país dos Balcãs neste sábado.
“A FSS (federação sérvia) quer agradecer Advocaat por ter mostrado máximo profissionalismo no comando da seleção e dizer que estamos decepcionados com o fato de que nossa parceria terminou de forma tão abrupta”, disse em comunicado o órgão máximo do futebol sérvio.
Advocaat também se pronunciou: “A pressão, que estava aos olhos de todos, era grande demais para suportar com este time. Eu nunca me vi diante de situação tão difícil em toda a minha carreira.”
A derrota para os dinamarqueses num estádio vazio estremeceu as esperanças da Sérvia de se classificar para a Euro. A seleção dos Balcãs tem um ponto em dois jogos, faltando ainda o veredicto da Uefa a respeito do resultado da partida entre Sérvia e Albânia no mês passado, que foi interrompida devido a uma briga generalizada envolvendo o público.
A Sérvia inicialmente “ganhou” o resultado de 3 a 0 mas depois teve os três pontos impugnados, com a FSS em seguida tentando recorrer da decisão. A confusão começou quando um drone que sobrevoou o gramado desencadeou uma briga entre os atletas e depois a invasão da torcida sérvia que atacou os jogadores albaneses. Os albaneses correram para o túnel para se proteger e a partida foi interrompida no primeiro tempo com o placar ainda zerado, depois que os visitantes disseram não ser mais possível continuar a partida. Os incidentes também levaram a uma punição de dois jogos sem torcida para a Sérvia.
A seleção não conseguiu mostrar poder de ataque sob comando de Advocaat, não saindo de um empate a uma bola com a Arménia no primeiro jogo das Eliminatórias.