Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento CAN 2015: “Mambas” derrotam Cabo Verde

Apuramento CAN 2015: Dominguez

A seleção nacional de futebol de Moçambique recebeu e derrotou neste sábado(11) a sua congénere de Cabo Verde, no Estádio da Machava, em Maputo, e está a apenas um ponto da liderança do grupo F de apuramento para Campeonato Africano das Nações(CAN) de 2015.

Kito, no minuto 43 da primeira parte, e Reginaldo no minuto 60, marcaram os golos que consolidam a segunda posição dos “Mambas” no grupo que é liderando justamente pela selecção cabo-verdiana com 6 pontos.

Logo nos primeiros instantes o combinado nacional mostrou que vinha para este jogo para lutar pelos três pontos para não perder o comboio rumo ao CAN de 2015. O seleccionador nacional, João Chissano, fez uma alteração na equipa de jogou de início na partida diante do Níger, escalando Momed Hagy no lugar de Reginaldo, para ganhar o duelo na zona intermediária. Apesar da alteração no onze inicial, o sistema tácito não sofreu mexidas, ou seja, Moçambique entrou no seu habitual 4-3-3.

Por seu turno, os “Tubarões Azuis” optaram por entrar as rédeas do jogo aos moçambicanos, baixando as suas linhas em demasia para explorar a velocidade de Garry e Adair nas alas. No primeiro quarto de hora apesar do equilíbrio registado as duas formações não chegaram de criar jogadas dignas de registo.

Os “Mambas” foram os primeiros a criar perigo, decorria o minuto 17 quando Miro, do meio da rua, rematou cruzado e a bola passou ao lado da baliza de Vozinha. Na resposta dos Cabo-verdianos, Babanco com um passe teleguiado lançou Zé Luís, mas Ricardo Campo mas valeu a atenção de Ricardo Campos que saiu dos postes para evitar o pior para a sua baliza.

A passagem do minuto 23, na sequência de um pontapé de canto, a sobra para Miro que a entrada da área rematou fraco para uma defesa de atenta de Vozinha. Moçambique dominava em termos de posse de bola, mas não conseguia penetrar na muralha defensiva montada por Rui Aguas. Aos 28 minutos, depois de uma excelente combinação com Stopira, Garry rematou cruzado e a bola passou ao lado da baliza de Ricardo Campos.

Na resposta dos Mambas, Dominguez subiu pela esquerda e cruza para a linha da pequena área mas Fernando Varela desviou a bola do alcance de Sonito que estava pronto para visar a baliza de Vozinha. À passagem do minuto 38, na sequência de um livre a castigar uma falta de Carlitos sobre Josimar, Dominguez cruzou para a pequena área onde Simão desviou de cabeça, mas toca em Stophira e sai a escassos centímetros do poste esquerdo de Vozinha.

Moçambique chegaria ao golo a dois minutos de intervalo. Depois de uma triangulação com Sonito, Kito, perto da marca da grande penalidade, sem marcação, rematou para o fundo das redes de Vozinha.

Reginaldo “mata” o jogo

Depois do intervalo o Cabo Verde entrou a correr atrás do prejuízo e a passagem do minuto 56, na sequência de um cruzamento da Adair, Mexer na tentativa de aliviar a bola coloca-a nos pés de Garry que perto da marca de grande penalidade rematou e a bola passou por cima da baliza de Ricardo Campos.

Mas apesar da mudança de postura do seu rival, a equipa de João Chissano continuava ao ataque e com naturalidade dilatarou a vantagem.

Excelente combinação de Dominguez, Josimar, dentro da grande área, que  cruzou para o recém entrado Reginaldo que, na primeira vez que tocou na bola, encostou-a para o dois a zero.

E os “Mambas” não tiraram o pé do acelerador, aos 78 minutos, na sequência de uma falta de Zainadine sobre Kuka, Heldon rematou e a bola foi devolvida pela barreira, na recarga o mesmo jogador rematou por cima. No lance seguinte, Dario Khan e Mexer atrapalham-se com a bola e esta sobra para Djaniny que com apenas Ricardo Campos pela frente rematou por cima.

Nos últimos dez minutos, vendo o atrevimento dos cabo-verdianos, o combinado nacional baixou as suas linhas para explorar o contra – ataque. Aos 81 minutos, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Dominguez, Dário Khan, sem marcação, cabeceou e a bola passou a poucos centímetros do poste direito de Vozinha.

Na resposta da formação forasteira, Heldon subiu pelo franco esquerdo e cruzou para a pequena área, mas Cahe sem oposição rematou e o esférico foi bater as malhas laterais.

Já nos descontos, Moçambique estive perto do terceiro golo. Simão com um passe teleguiado coloca a bola nos pés de Domingues que dentro da grande área rematou para uma excelente intervenção de Vozinha. Depois disso o árbitro dava por concluidaa partida.

Com esta vitória, os “Mambas” mantem a segunda posição do Grupo F com menos um ponto que o Cabo Verde e mais três que a dupla Zâmbia e Níger que nesta ronda não foi além de um empate sem abertura de contagem.

No final do tempo regulamentar, João Chissano era um homem feliz pela vitória afiançado que o combinado nacional ainda não garantiu o apuramento para o CAN. “Ganhamos hoje mas ainda não garantimos o apuramento ao CAN. Com esta vitória consolidamos a segunda posição que garante a qualificação, por isso vamos lutar para manter este lugar ate ao final da qualificação”

O seleccionador dos “Tubarões Azuis”, Rui Águas, reconheceu que Moçambique foi a melhor formação em campo num “jogo bastante disputado tacticamente, o nosso adversário foi superior a mereceu a vitoria, o que nos resta é levantar e trabalhar para regressar aos triunfos na próxima quarta-feira”.

Na próxima quarta-feira(15) as duas selecções voltam a defrontar-se, desta vez na cidade da Praia.

Confira a classificação do grupo F após 3 jornadas:

Equipas J V D E GM GS Pts
Cabo Verde 3 2 1 0 5 4 6
Moçambique 3 1 0 2 3 1 5
Zâmbia 3 0 1 2 1 2 2
Níger 3 0 1 2 2 4 2

As duas primeiras selecções classificadas de cada grupo e a melhor terceira equipa (todos os grupos) qualificam-se para a fase final do CAN previsto para 17 Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015 no Marrocos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!