A Guiné Equatorial vai substituir Marrocos como sede do Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015, anunciou a Confederação Africana de Futebol (CAF) nesta sexta-feira. Marrocos queria adiar o torneio devido a temores de disseminação do vírus Ébola, mas a CAF rejeitou o pedido e retirou a competição do país do norte da África, na terça-feira. Entretanto, disputa-se nesta sexta-feira e no sábado a 5ª e penúltima jornada das eliminatórias de apuramento para o torneio.
Guiné Equatorial, país produtor de petróleo e que tem o espanhol como idioma, co-organizou o CAN de 2012 com o vizinho Gabão, mas agora vai realizar sozinho o torneio de 16 selecções entre 17 de Janeiro e 8 de Fevereiro.
Segundo um comunicado da CAF o torneio vai ser disputado nas cidades de Malabo, Bata, Mongomo e Ebebiyin contudo o país possui apenas dois estádios grandes, na capital Malabo e em Bata.
Confira o programa de jogos:
Grupo A:
Sábado- Congo -Nigéria
Sábado – África do Sul-Sudão
Grupo B:
Sábado-Argélia- Etiópia
Sábado- Malawi – Mali
Grupo C:
Sábado- Angola -Gabão
Sábado- Lesotho- Burkina Faso.
Grupo D:
Sábado- Camarões -RD Congo
Sexta-feira- Serra Leoa-Costa do Marfim
Grupo E:
Sábado- Togo- Guiné Conakri
Sábado- Uganda-Gana
Grupo F:
Sábado -Cabo Verde- Níger
Sábado – Moçambique-Zâmbia
Grupo G:
Sexta-feira- Botswana-Tunísia
Sábado – Egito-Senegal
A selecção da Guiné Equatorial, que havia sido desclassificada das eliminatórias por irregularidades, vai foi classificada pela CAF para participar no CAN de 2015 como país organizador. Para além do país anfitrião estão já apuradas para a prova as selecções de Cabo Verde e da Argélia.