O selecionador da equipa de futebol de Cabo Verde, Rui Águas, publicou esta semana a lista dos 22 jogadores convocados para as partidas contra Moçambique no quadro da 3ª e 4ª jornadas do Grupo F das eliminatórias para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2015 em Marrocos. Cabo Verde vai defrontar os “Mambas” a 11 e 15 de outubro em Maputo e na cidade da Praia, respetivamente.
A lista divulgada pelo técnico português apresenta como novidades as chamadas dos guarda-redes Kevin Sousa e Thierry Graça, respetivamente, das equipas portuguesas do Nacional da Madeira e do Benfica B.
Em relação aos convocados da equipa que defrontou e venceu a Zâmbia (2-1), no início de setembro corrente, foram excluídos da lista o guarda-redes Ivan Cruz, o defesa Kay e os médios Sténio, Walter e Platini.
Os jogadores convocados para esta dupla operação frente a Moçambique deverão participar num estágio a partir do próximo dia 5 de outubro em Lisboa (Portugal), onde os pupilos de Rui Águas realizarão três treinos antes da partida rumo a Maputo para o primeiro dos dois embates. Quatro dias depois, as duas seleções desses dois países africanos lusófonos voltam a encontrar-se no recém inaugurado Estádio Nacional, na capital cabo-verdiana.
Ao cabo das duas primeiras jornadas, Cabo Verde comanda isolado o Grupo F com seis pontos, seguido de Moçambique, com dois pontos, enquanto o Níger e a Zâmbia somam apenas um ponto cada.
Este mês, Cabo Verde protagonizou uma das maiores subidas no ranking FIFA, ascendendo 33 posições na hierarquia mundial do futebol ao saírem do 74º para o 41º lugar com 604 pontos. A seleção comandada pelo treinador português Rui Águas beneficiou dos dois recentes triunfos na fase de apuramento para o CAN de 2015 e foi a equipa africana a registar a maior subida entre os 208 países membros da FIFA.
Eis a lista dos 22 jogadores convocados para os jogos contra Moçambique:
Guarda-redes: Vozinha (Progresso do Sambizanga – Angola), Kevin Sousa (Nacional da Madeira – Portugal) e Thierry Graça (Benfica B – Portugal).
Defesas: Carlitos (AEL Limassol – Chipre), Jeffrey Fortes ( FC Dordretch – Holanda), Fernando Varela (Steaua Bucaresti – Roménia) , Péck’s (Gil Vicente – Portugal), Gégé (Marítimo – Portugal), Stopira (Videoton – Hungria) e Nivaldo (Teplice – República Checa).
Médios: Calú (Progresso do Sambizanga – Angola), Babanco (Estoril – Portugal), Sita (Recreativo do Libolo – Angola), Nuno Rocha (Universidade Craiova – Roménia) e Kuca (Estoril – Portugal).
Avançados: Garry Rodrigues (Elche – Espanha), Ryan Mendes (Lille – França), Heldon (Sporting CP – Portugal), Djaniny (Santos Laguna – México), Zé Luís (Sporting de Braga – Portugal) e Odair Fortes (Stade Reims – França).