A seleção portuguesa tropeçou em casa nesta sexta-feira e só empatou com Israel em 1 a 1, ficando muito longe de garantir vaga direta para o Campeonato do Mundo de futebol, ocupando atualmente a segunda colocação do grupo F das Eliminatórias europeias, que tem como líder a Rússia.
O golo luso foi marcado pelo defesa Ricardo Costa, aos 26 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o atacante Hugo Almeida ainda teve um golo anulado, que poderia ter tornado a noite ainda mais tranquila para os donos da casa. O árbitro norueguês, Tom Hagen, marcou fora de jogo no lance.
Aos 40 minutos, Ben Basat igualou o marcador para os visitantes, após vacilo do guarda-redes Rui Patrício, que saiu jogando mal, dando passe no pé do camisa 8 israelita.
Os visitantes, mesmo com o empate, não têm mais chances matemáticas de ir ao mundial. Com o resultado de hoje, Portugal chegou aos 18 pontos ganhos, ficando um atrás da seleção russa, que hoje superou Luxemburgo por 4 a 0, com golos de Aleksandr Samedov, Viktor Fayzulin, Denis Glushakov e Aleksandr Kerzhakov.
Em outra partida do grupo disputada nesta terça-feira, o Azerbaijão bateu a Irlanda do Norte por 2 a 0, em confronto de eliminados.
Nesta terça-feira, será disputada a última jornada do grupo. Os russos precisam de um empate com a seleção azeri para ir ao Brasil em 2014. Portugal receberá Luxemburgo e, em outro jogo entre seleções desclassificadas, Israel defronta a Irlanda do Norte.