Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aprovado plano de investimento de 3,5 mil milhões de dólares

Um novo plano de investimento para o sector agrícola foi aprovado pelo Conselho de Ministros, em Dezembro de 2012, visando aumentar a produtividade do sector em 7%, a partir de 2013, e para 14%, depois de 2020.

Brevemente, o plano será publicitado junto dos doadores externos e investidores nacionais e internacionais para mobilização do referido montante, apurou o Correio da manhã, esta Quinta-feira, junto de fonte governamental moçambicana, em Maputo.

O novo plano de investimento destina-se a operacionalizar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Sector Agrário (PEDSA) que preconiza o incremento médio da produção agrícola de 7%/ano, dobrando-a até 2020, através do aumento da produtividade e da expansão da área de cultivo.

Segundo o PEDSA, os ganhos de produtividade serão proporcionados pela promoção de técnicas agrárias melhoradas a mais de meio milhão de agricultores, em 2013, e pelo aumento dos serviços de extensão a 12% dos produtores agrícolas também em 2013 e a 15% em 2014.

A contínua melhoria dos métodos de irrigação no Sul do país, particularmente, no distrito de Chókwè, província de Gaza, é uma outra aposta deste programa.

Frisa-se que o novo plano de investimento agrícola aprovado a 4 de Dezembro último pelo Governo é para atrair investimento privado nos próximos cinco anos e priorizar o investimento público em áreas rurais e inclui medidas para reforçar o acesso dos produtores aos mercados, tais como a recuperação de estradas distritais ou estradas rurais sem classificação, a construção de silos de cereais, criação de uma bolsa de produtos agrícolas, em 2013, e criação de iniciativas como o Corredor de Crescimento Agrícola da Beira para expandir a irrigação e financiar empresas agrícolas em estágio inicial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!