Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apreendidas 120 toneladas de frango e bebidas alcoólicas na rota do contrabando

As autoridades alfandegárias de Moçambique apreenderam, desde o início deste mês a esta parte, 120 toneladas de frango que estavam a ser contrabandeadas da vizinha África do Sul. Segundo o director regional sul das Alfândegas de Moçambique, Daniel Tovela, que revelou esta informação, no mesmo período foram igualmente apreendidas 1.700 caixas de bebidas alcoólicas diversas.

Num contacto com jornalistas na sexta-feira, em Maputo, Tovela explicou os frangos apreendidos correm risco de apodrecer por falta de condições de frio para a sua conservação. Tovela explica que os importadores destas mercadorias pretendiam garantir o seu stock atropelando as regras do comércio internacional. “Queremos desencorajar a fuga ao fisco. Há uma grande quantidade de frango a ser importada da África do Sul sem a devida autorização. Apreendemos desde o dia 1 de Dezembro quatro camiões de 30 toneladas cada um, que corresponde 120 toneladas de frango, para além de bebidas, maioritariamente alcoólicas” disse.

O director frisou que as autoridades desencorajam qualquer acção de pagamentos ilícitos aos agentes alfandegários. Nos casos em que surgirem dificuldades ou preocupações de vária ordem os importadores deverão devem contactar as autoridades competentes. “Ninguém deve cobrar dinheiro aos importadores e nem fazer pagamentos ilícitos aos agentes alfandegários” frisou.

Tovela salientou que estas mercadorias foram apreendidas porque a facilitação do comércio internacional é acompanhada de reforço no controlo das mercadorias e dos procedimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!