As autoridades alfandegárias de Moçambique apreenderam, desde o início deste mês a esta parte, 120 toneladas de frango que estavam a ser contrabandeadas da vizinha África do Sul. Segundo o director regional sul das Alfândegas de Moçambique, Daniel Tovela, que revelou esta informação, no mesmo período foram igualmente apreendidas 1.700 caixas de bebidas alcoólicas diversas.
Num contacto com jornalistas na sexta-feira, em Maputo, Tovela explicou os frangos apreendidos correm risco de apodrecer por falta de condições de frio para a sua conservação. Tovela explica que os importadores destas mercadorias pretendiam garantir o seu stock atropelando as regras do comércio internacional. “Queremos desencorajar a fuga ao fisco. Há uma grande quantidade de frango a ser importada da África do Sul sem a devida autorização. Apreendemos desde o dia 1 de Dezembro quatro camiões de 30 toneladas cada um, que corresponde 120 toneladas de frango, para além de bebidas, maioritariamente alcoólicas” disse.
O director frisou que as autoridades desencorajam qualquer acção de pagamentos ilícitos aos agentes alfandegários. Nos casos em que surgirem dificuldades ou preocupações de vária ordem os importadores deverão devem contactar as autoridades competentes. “Ninguém deve cobrar dinheiro aos importadores e nem fazer pagamentos ilícitos aos agentes alfandegários” frisou.
Tovela salientou que estas mercadorias foram apreendidas porque a facilitação do comércio internacional é acompanhada de reforço no controlo das mercadorias e dos procedimentos.