A Apple apresentou dois novos iPhones nesta terça-feira incluindo o modelo 5C, que terá cinco cores e preço a partir de 99 dólares se comprado junto com um contrato de operadora de telefonia. O “5S”, mais caro, também aparece em três cores – cinza, prata e dourado – e com melhorias na velocidade do processador e nas funcionalidades do software iOS7, junto com um scanner de impressão digital que pode desbloquear o telefone com apenas um toque.
O telefone mais barato começará a ser vendido online na sexta-feira, enquanto o dispositivo mais caro pode ser pré-encomendado a partir de 20 de setembro. Pela primeira vez, ele será posto à venda na China ao mesmo tempo que nos Estados Unidos, um movimento esperado para restringir severamente o mercado negro de celulares contrabandeados na segunda economia do mundo.
O presidente-executivo da companhia, Tim Cook, abriu a apresentação dos novos modelos em evento na sede da empresa em Cupertino, Estados Unidos. Ele ainda apresentou o iPhone 5S, que tem preço mais caro. A paleta de cores mais ampla e o preço mais barato do principal produto da Apple marca uma saída de sua dependência de uma marca premium e dos conhecidos aparelhos em preto e branco.
A mais valiosa companhia de tecnologia do mundo está a tentar correr atrás de concorrentes como a Samsung Electronics e a Huawei Technologies em mercados como Índia e China, onde está a perder terreno rapidamente.
Wall Street aprova a oferta de uma versão mais básica do iPhone, mas alguns investidores alertaram inicialmente que a estratégia reduzirá margens de lucro da empresa e potencialmente poderá embaçar uma marca que está ligada a usuários de alta renda desde 2007. Agora eles esperam que uma presença maior nos mercados emergentes possa ajudar a reverter uma queda de 29 por cento no preço das ações da companhia depois do recorde de 702,1 dólares atingido há um ano.
Uma questão chave é se a Apple também venderá o iPhone 5C, mais barato, em mercados mais maduros como Europa ou Estados Unidos, canibalizando vendas do 5S, o seu principal modelo.
Globalmente, o mercado para celulares inteligentes mais baratos, com preço de cerca de 300 dólares, pode crescer para 900 milhões de unidades até 2015, estimou o analista da Bernstein Research, Toni Sacconaghi. Assumindo que a Apple costuma capturar apenas 10 por cento deste mercado, o 5C traria receita anual de 30 bilhões de dólares para a companhia.
NOVIDADES
Observadores da indústria afirmam que a Apple não revela um aparelho eletrónico definidor de uma categoria de produto desde que Steve Jobs, co-fundador da empresa morto em 2011, apostou no iPad em 2010. Especulações têm envolvido um produto em torno de um relógio inteligente, como o recém lançado Galaxy Gear, da Samsung, ou algum tipo de aparelho no segmento de TV.
Mas analistas afirmaram que nenhum deles poderá provavelmente gerar os números de receita do iPhone, que hoje é responsável por cerca de metade do faturamento da empresa e é o aparelho de mais alta margem de lucro para a companhia. O iPhone 5 é vendido por preços a partir de 649 dólares, sem contrato com operadora de telefonia.
“A Apple precisa demonstrar nos próximos meses que tem outras linhas de produtos que possam começar a compensar a desaceleração no crescimento e queda nas margens do iPhone e do iPad”, disse Jan Dawson, analista de telecomunicações da Ovum Research.