Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

APAAN e COPAAN unem-se para revitalizarem o andebol em Nampula

APAAN e COPAAN unem-se para revitalizarem o andebol em Nampula

O andebol, uma das modalidades menos praticadas na província de Nampula, poderá nos próximos tempos ganhar uma nova dinâmica, no que diz respeito à competitividade. Para o efeito, a Associação Provincial de Andebol de Nampula (APAAN), em colaboração com a Comissão Provincial de Árbitros de Andebol (COPAAN), está a levar acabo diversas actividades com vista à sua revitalização e à massificação naquela circunscrição geográfi ca. Das acções mais recentes destacam-se a formação de técnicos e árbitros.

Criada em 2010, a Associação Provincial de Andebol de Nampula surge com o intuito de promover a prática daquela modalidade desportiva, que antes não tinha expressão a nível da província, apesar da existência de praticantes e admiradores. Anteriormente, quando ainda não havia sido criada a agremiação, as competições e ou quaisquer actividades desportivas eram realizadas de forma desordenada, facto que não permitia que a província conquistasse melhores posições nas provas de grande dimensão a nível do país.

Actualmente, com a legalização da associação, aquela organização desportiva tem envidado esforços com vista a promover e massificar a modalidade, além de descobrir novos talentos na cidade e província de Nampula. De salientar que, desde em 2010, aquando da sua criação, a colectividade movimentava oito equipas apenas da capital provincial. Presentemente, está filiado na APAAN um total de 58 formações nos escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

Até ao momento, estão criados cerca de seis núcleos em quase todos os municípios da província, nomeadamente Nampula, Ribáuè, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Monapo e Angoche, excepto Malema. Importa referir que desde a criação daquele órgão máximo de andebol na província Nampula, o Campeonato Provincial tem sido, muitas vezes, realizado apenas com equipas da cidade capital.

Formados árbitros para melhorar o Andebol

A Associação Provincial de Andebol de Nampula, em colaboração com a Comissão Provincial de Árbitros daquela modalidade, formou, de 01 a 05 do corrente mês, 24 técnicos e árbitros a nível da cidade de Nampula. O curso, que é o primeiro do género desde a criação da agremiação nesta parcela do país, contou com o apoio técnico da Federação Moçambicana de Andebol (FMAND). Tratou-se de uma formação do nível básico cujo objectivo principal é reduzir o défice de juízes na província de Nampula.

Antes da formação de novos árbitros, a província contava apenas com quatro. Deste número de profissionais do apito, um acabou por desistir no decurso do Campeonato Provincial da modalidade que já se encontra nos derradeiros momentos. De acordo com Celso Chapepa, secretário-geral da APAAN, a formação poderá, de forma gradual, melhorar a qualidade do Andebol naquela circunscrição geográfica.

Chapepa disse, igualmente, estar esperançado de que a mesma vai incrementar o número de juízes, alavancando a qualidade no sector de arbitragem que há muito necessitava deste estímulo. “Enfrentávamos enormes problemas na arbitragem, veja só que numa única jornada um árbitro tinha que fazer quatro ou mais jogos, o que não tem sido fácil”, afirmou.

“Andebol está a desenvolver-se em Nampula”

O secretário-geral da Associação Provincial de Andebol de Nampula considera que a modalidade está a conhecer, nos últimos tempos, um crescimento aceitável, mercê do empenho da sua colectividade. Chapepa disse que, no passado, era pouco visível a prática daquela modalidade desportiva a nível de Nampula. “Agora, assistimos à prática de andebol nos bairros e em muitos locais e isto significa que as pessoas estão a interessar-se pela modalidade”, afirmou.

O nosso entrevistado revelou que um dos constrangimentos que concorre para o retrocesso do andebol é a falta de campos, situação que se regista um pouco por todas as províncias. Para a realização do campeonato provincial, a maior e mais importante prova do calendário de andebol na província, são usados três campos, nomeadamente os salões polivalentes das escolas secundárias de Nampula e 12 de Outubro e a Praça de Destacamento Feminino.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!