Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

António Muchanga detido pela Polícia “por ter liderado uma marcha ilegal e incitar à violência” em Moçambique

António Muchanga detido pela Polícia

António Muchanga, porta-voz do líder do partido Renamo, Afonso Dhlakama, foi detido na manhã desta terça-feira (06), na sua residência no município da Matola, confirmou ao @Verdade Maria Angelina Enoque, que chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República, na legislatura passada. Recorde-se que em 2014 este membro senior do partido Renamo foi preso à saída do Conselho do Estado, do qual era membro, acusado de incitação à violência, de proferir discursos incendiários e de recorrer à Imprensa para o efeito.

“Hoje, às 07:45 horas, o porta-voz da Renamo foi detido pela Polícia da República de Moçambique por ter liderado, no sábado, uma marcha ilegal e incitar à violência nos seus discursos”, afirmou o porta-voz da polícia moçambicana em Maputo, Orlando Modumane.

“Essa manifestação não tinha autorização das autoridades moçambicanas. Eles deviam comunicar o município e assim a Polícia iria proteger a manifestação, mas não foi o que aconteceu”, disse Modumane que acrescentou que Polícia tentou sem sucesso no sábado, deter o António Muchanga enquanto decorria a marcha contudo, “quando a Polícia interveio para dispersar os manifestantes ele (Muchanga) pôs-se em fuga e, a partir daí ele já era considerado um fugitivo, pois não parou para responder pela manifestação ilegal.”

A 7 de Julho de 2014 António Muchanga foi detido quando saia de uma reunião do Conselho do Estado e só viria a ser restituído a liberdade com a aprovação da Lei da Amnistia, aprovada pelo parlamento.

António Muchanga foi eleito deputado do Parlamento nas eleições de 15 de Outubro e deverá tomar posse para a nova legislatura prestes a iniciar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!