Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

António Guterres deve se tornar próximo secretário-geral da ONU

O ex-primeiro-ministro de Portugal António Guterres está no caminho de se tornar o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), depois que nenhum dos membros do Conselho de Segurança da entidade com poder de veto votou contra ele numa sexta votação secreta nesta quarta-feira, disseram diplomatas.

Os 15 membros do Conselho de Segurança depositaram os seus votos para cada um dos 10 candidatos entre as opções a favor, contra ou sem opinião.

Guterres recebeu 13 votos favoráveis e dois sem opinião. “Hoje após nossa sexta votação nós temos um favorito claro e seu nome é António Guterres”, disse o embaixador russo junto à ONU, Vitaly Churkin, a repórteres, ao lado de seus 14 colegas do Conselho de Segurança.

“Decidimos prosseguir para uma votação formal amanhã de manhã às 10h, e esperamos que possa ser feita por aclamação”, acrescentou Churkin, que ocupa a presidência do organismo até outubro.

Para que Guterres seja formalmente recomendado à Assembleia-Geral de 193 membros, o Conselho de Segurança ainda precisa adotar uma resolução em reunião a portas fechadas.

A resolução precisa de ao menos nove votos a favor e nenhum veto para ser aprovada. O próximo secretário-geral da ONU substituirá o sul-coreano Ban Ki-moon, que está em seu último ano de mandato no cargo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!