Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Angelina Jolie passa por mastectomia para evitar cancro

A atriz Angelina Jolie foi submetida a uma dupla mastectomia para reduzir os riscos de desenvolver cancra da mama, e espera que o seu caso inspire outras mulheres que enfrentam a doença.

Em artigo publicado na terça-feira pelo jornal The New York Times, Jolie disse que a operação lhe permite afirmar com mais certeza aos seus seis filhos que ela não irá morrer jovem por causa da doença, como aconteceu com sua própria mãe, vitimada por um cancro aos 56 anos.

“Sempre falamos da mãe da mãe, e eu vejo-me a tentar explicar a doença que a levou de nós. Eles perguntaram se o mesmo pode me acontecer”, escreveu Jolie, de 37 anos. “Eu sempre disse a eles para não se preocuparem, mas a verdade é que carrego um gene ‘defeituoso’.”

A premiada atriz disse que os seus médicos estimaram em 87 por cento o risco de ela desenvolver cancro da mama, e em 50 por cento o risco de cancro de ovário. “Quando soube que essa era a minha realidade, decidi ser proativa e minimizar o risco o tanto quanto eu pudesse. Tomei a decisão de fazer uma dupla mastectomia preventiva”, afirmou.

O seu companheiro, o também ator Brad Pitt, ficou ao lado de Jolie durante os três meses de tratamento, encerrados no final de abril, disse ela. O casal ficou noivo no ano passado.

Jolie disse que, agora que o tratamento terminou, resolveu vir a público para conscientizar outras mulheres que possam “estar vivendo à sombra do cancro”. “É minha esperança de que elas também possam ter seus genes examinados”, disse Jolie, conhecida pelo seu engajamento em causas humanitárias.

O cancro de mama mata cerca de 458 mil pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estima-se que 1 em cada 300 a 500 mulheres porte uma mutação genética BRCA 1 ou BRCA 2, como Jolie. A decisão dela foi elogiada por pacientes de câncer de mama e entidades que lidam com o assunto.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!