Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Anadarko anuncia descoberta de novos depósitos de gás natural

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) anunciou, Quarta-feira, em Maputo, que a Anadarko Petroleum Corporation, uma companhia petrolífera norte-americana com sede no Texas, descobriu grandes depósitos de gás natural na bacia sedimentar do Rovuma, ao largo da costa da província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Segundo um comunicado de imprensa do INP recebido pela redacção da AIM, a descoberta da Anadarko, operadora da Área 1 da Bacia do Rovuma, ocorreu num furo designado por Golfinho.

O referido furo foi executado a partir do dia 12 de Abril de 2012, no seguimento da sua actividade de pesquisa na Área 1.

“No furo Golfinho, foi descoberto uma acumulação de gás natural a 16 km da costa da Província de Cabo Delgado e a 32 km a Noroeste dos jazigos de gás com a designação Prosperidade”, lê-se no comunicado.

A descoberta ocorreu em areias de idade Oligoceno, com a espessura de 59 metros, e está geologicamente separada das outras acumulações de gás já identificadas.

“Esta acumulação de gás natural está inteiramente confinada à Área 1 e adiciona às anteriores reservas um potencial estimado entre 7 e 20 pés cúbicos (TCF, sigla inglesa) ou mais de gás natural”, acrescenta o documento.

O furo Golfinho foi aberto até a profundidade de 4.537 metros num local com lâmina de água de 1027 metros.

Após a finalização das operações de abertura deste furo a plataforma de perfuração Belford Dolphin será movimentada até ao local da abertura do furo de pesquisa Atum.

Um comunicado da Anadarko, também emitido, esta Quarta-feira, a partir da sua sede no Texas, refere que “esta nova descoberta acresce a uma outra descoberta da mesma empresa no complexo designado por Prosperidade, cujas estimativas indicam para a existência de 17 a 30 TCF de gás natural recuperável”.

A Anadarko ainda possui três áreas por explorar dentro da Área 1, nomeadamente Orca, Atum e Linguado.

Comentando sobre a descoberta, o vice-presidente das explorações mundiais da Anadarko, Bob Daniels, disse que “o sucesso do furo Golfinho expande de forma significativa o tremendo potencial de recursos nas águas profundas da Área 1 na Bacia do Rovuma, com novas oportunidades ainda por testar. Esta descoberta ocorre apenas a 10 milhas offshore, providenciando vantagens potenciais em termos de custos para as opções de futuros desenvolvimentos”.

Os concessionários da referida área são a Anadarko Moçambique com 36,5 por cento das acções, a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique (15), a Mitsui, do Japão (20), a Videocon e Barat Petroleum, ambas da Índia (10 cada empresa), e a Cove Energy, da Grã-Bretanha (8,5).

Esta descoberta indica que a região da África Austral poderá conter reservas de gás natural muito superiores as expectativas e que poderão transformar a região num dos maiores exportadores de gás natural no mundo inteiro.

Nos últimos anos, Moçambique tem sido destino privilegiado de grandes companhias que investem em actividades de pesquisa de petróleo e gás em várias regiões, com destaque para a Bacia do Rovuma.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!