Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Amêijoa de Moçambique nos mercados europeu e asiático

Moçambique deverá iniciar ainda este ano de 2010 a exportação de amêijoa para mercados da Europa, América e Ásia, enquanto cria condições para começar a colocar fora do país peixes ornamentais da sua produção muito cobiçados pela China.

Não há quantidades já definidas, nem datas do início daquela operação, “pois estamos numa fase bastante avançada de estudos e criação de condições apropriadas para a mesma operação”, garantiu Victor Borges, ministro das Pescas, falando em entrevista exclusiva ao Correio da manhã.

Para o caso concreto de peixes ornamentais, Borges disse estar a ser ensaiada uma experiência na cidade da Beira, “para vermos o que fazer em termos de criação de condições apropriadas para melhoramento da qualidade do produto a ser exportado”. Sublinhou que o seu sector está muito empenhado em iniciar a exportação daqueles dois produtos “por a acção se encontrar inserida na diversificação de produtos de exportação que neste momento se resumem, principalmente, no camarão, gamba (camarão gigante de profundidade) e kapenta”.

Produção cai 2% em 2009 Refira-se, entretanto, que a produção global do sector das Pescas, em Moçambique, reduziu, em 2009, em cerca de 2%, face a do ano anterior, o mesmo acontecendo em relação às exportações que se situaram nos cerca de 50 milhões de dólares norte-americanos, contra os cerca de 100 milhões de dólares dos anos anteriores (Cm 3269, págs. 1 e 2).

A contracção da produção global deveu-se, fundamentalmente, à interrupção da actividade por cerca de 40% das embarcações activas “devido a problemas organizacionais e de gestão e não a combustíveis, porque o Governo subsidiou em 2009 o seu preço para não ser aumentado”, explicou o ministro das Pescas

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!