Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alunos trocam escola pelo trabalho infantil em Moma

O sector da Educação, Juventude e Tecnologias no distrito de Moma, província de Nampula, Norte de Moçambique, diz que no ano passado mais de 2.000 alunos desistiram da escola e passaram a se dedicar ao trabalho infantil por obrigação dos pais e encarregados de educação.

Este fenómeno está relacionado com o facto de eles serem obrigados a realizar actividades rentáveis para sustentar as suas famílias. Os estudos são postos de lados e passam a ajudar os pais nos trabalhos domésticos, na machamba e no comércio informal, por exemplo.

O director dos Serviços Distritais da Educação, Juventude e Tecnologias de Moma, Pedro Pascoal, disse que, em 2012, o aproveitamento pedagógico das escolas da área sob sua jurisdição foi insatisfatório. Não avançou números, mas considerou o problema de preocupante.

Para além do trabalho infantil, os educandos abandonaram os bancos da escola devido aos casamentos prematuros, mortes por diversas enfermidades e mudança de residências dos seus pais e encarregados de educação na tentativa de procurar terrenos férteis para a prática da agricultura.

Segundo Pascoal, o governo distrital está a trabalhar no sentido de inverter a situação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts