O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, recebeu hoje, em Maputo, em audiência, a Alta Comissária cessante da Africa do Sul, Tandi Lujabe-Rankoe, que serviu para a diplomata apresentar cumprimentos de despedida, após uma missão de mais de seis anos no país.
No fim da audiência, Lujabe-Rankoe disse aos jornalistas que o seu mandato contribuiu para a consolidação e reforço da cooperação entre os dois países e povos irmãos separados apenas pelas fronteiras estabelecidas pelos regimes coloniais.
Tandi apontou, a título de exemplo, o facto de Moçambique ser o primeiro parceiro comercial da Africa do Sul a nível da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC). O volume de exportações de Pretória atingiu, em 2005, cerca de 6.5 biliões de randes e no mesmo ano importou de Moçambique vários produtos avaliados em cerca de 200 milhões de randes.
Como corolário das boas relações, os dois países celebraram um acordo de isenção de vistos de entrada para cidadãos que queiram deslocar-se para outro país por 30 dias e estão a construir uma fronteira de paragem única na região de Ressano Garcia.