Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aliados de Suu Kyi assumem maioria no Parlamento após décadas de luta em Mianmar

Centenas de parlamentares da Liga Nacional pela Democracia (LND), da ganhadora do Nobel da Paz Aung San Suu Kyi, tomaram posse no Parlamento de Mianmar nesta segunda-feira, com assentos suficientes para formar o primeiro governo eleito democraticamente do país desde a tomada de poder pelos militares em 1962.

A LND conquistou cerca de 80 por cento das cadeiras na eleição história de Novembro, o que levou a legenda ao poder na condição de partido governista de Mianmar após décadas de luta que resultaram na prisão de muitos de seus membros. Mas a Constituição formulada pela junta militar obriga o partido a dividir o poder com o Exército que, durante anos, reprimiu a activista premiada e seus aliados, muitas vezes brutalmente.

A primeira sessão da legislatura agora dominada pela LND é mais um passo da transição arrastada de Mianmar, que começou com a votação do ano passado e prosseguirá até o governo encabeçado pela LND iniciar oficialmente seu mandato em Abril, depois de o Parlamento indicar um presidente.

“Este é o primeiro Parlamento de Mianmar em anos que foi escolhido pelo povo”, disse Pyon Cho, que passou 20 anos na prisão como membro do grupo anti-junta Estudantes da Geração 88 e hoje é um parlamentar. “Temos a maioria. Temos a tarefa de cumprir nosso manifesto e mudar as vidas das pessoas deste país”.

O processo de indicação presidencial provavelmente irá acontecer no final deste mês, de acordo com membros da LND. Conforme a constituição de 2008, Aung San Suu Kyi está impossibilitada de assumir a vaga porque seus filhos não são cidadãos de Mianmar.

Ela não deu nenhum sinal de quem irá tomar o lugar do actual mandatário, Thein Sein, e a LND não tem um vice-líder claro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!