Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alcançado entendimento na Kenmare

As actividades extractivas no mega projecto de areias pesadas de Moma em Nampula poderão ser retomadas a qualquer momento após cerca de três dias de paralisação porquanto o ponto principal dos 17 constantes do caderno reivindicativo dos grevistas (relacionado com a revisão salarial através da categorização profissional) foi ontem aceite pela direcção daquele consórcio Irlandês, segundo fonte envolvida nas negociações.

O administrador de Moma, Araújo Chale Momade, que, inesperadamente, foi chamado a integrar as negociações que vinham decorrendo em Topuito, disse que a retomada das actividades da Kenmare está por uma questão de horas e depende da harmonização em torno de pequenos detalhes do acordo ontem alcançado entre o comité sindical dos trabalhadores daquela empresa mineira e a direcção da mesma.

O governante referiu ainda que foi criada uma comissão de sete membros, sendo três do comité sindical dos trabalhadores da Kenmare e outros tantos representando o governo.

A mesma é liderada pelo chefe do departamento dos recursos humanos da Kenmare e tem a missão de zelar pelo cumprimento das decisões tomadas ao longo das negociações.

Araújo Chale Momade sublinhou que os trabalhadores exigem que a nova tabela salarial, acordada ontem, tenha efeitos retroactivos a partir do início do mês em curso, e observam que esta é a plataforma que vai propiciar a igualdade de direitos entre todos os trabalhadores, nacionais e estrangeiros.

Os negociadores da greve enviados a Topuito pelo governo central, nomeadamente os inspectores geral dos ministérios do Trabalho e dos Recursos Minerais retiraram-se já do palco das negociações, tendo, entretanto, mantido um encontro com os trabalhadores, que exigiram, na circunstância, a entrada em vigor das decisões subscritas pelas três partes.

O director provincial dos Recursos Minerais e Energia em Nampula, Moisés Paulino, que revelou o facto, deu a conhecer que os serviços mínimos na Kenmare foram já accionados, uma alusão ímplicita de que se, eventualmente, não surgir qualquer questão de última hora, as actividades extractivas em Moma serão retomadas ainda hoje.

Já na manhã de quarta-feira, uma parte dos cerca dos 600 trabalhadores da Kenmare manifestava abertamente o seu interesse de regressar ao trabalho vontade, tendo, porém, sido impedidos para não embaraçar o curso das negociações e evitar especulações de manipulação da classe.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!