O espanhol Alberto Contador reforçou a sua posição como maior especialista mundial em corridas por etapa no ciclismo ao conquistar a Volta da Espanha neste domingo, o seu quinto título de Grand Tour.
Para o ciclista de 29 anos, uma vitória na maior prova de seu país representa uma volta ao topo da modalidade na esteira de um afastamento por doping encerrado em 5 de agosto.
Contador testou positivo para uma quantidade mínima da substância proibida clenbuterol no segundo dia de descanso da Volta da França de 2010. O espanhol continua a clamar inocência, mas após uma longa batalha legal foi destituído de seus títulos da Volta da França de 2010 e da Volta da Itália de 2011 em fevereiro.
Apesar disso, Contador arrebatou cinco triunfos de Grand Tour – os da Volta da França de 2007 e 2009, o da Espanha de 2008 e 2012 e o da Itália em 2008. Contador acumulou vitórias nas etapas italiana e espanhola em 2008 antes de conquistar seu segundo troféu francês em 2009 em uma disputa acirrada com o companheiro de equipe norte-americano Lance Armstrong.
Após seu afastamento, Contador voltou às corridas na Volta de Eneco, na Holanda, no mês passado, terminando em quarto na sua única prova antes de participar da Volta da Espanha de 2012.
Único espanhol a conquistar todas as três principais Voltas, Contador é um de apenas cinco ciclistas na história a completar o chamado Grand Slam do ciclismo.