Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Água contaminada com chumbo mata ao menos 28 crianças na Nigéria

Pelo menos 28 crianças menores de cinco anos morreram depois de beber água corrente contaminada com chumbo no Estado do Níger, na Nigéria, disse o ministro da Saúde, Nwankwo Fidelis.

Segundo as autoridades, a contaminação ocorreu devido à mineração ilegal na região. Moradores de vilas estavam a “fazer a mineração de ouro, e a água foi contaminada pelas impurezas”, disse nesta sexta-feira Mohammed Usman, uma autoridade do sector de saúde do governo no Estado de Níger.

Nwankwo declarou na quinta-feira que 28 das 65 crianças que adoeceram por causa da contaminação tinham morrido, de acordo com relatos feitos por moradores de vilas até 12 de maio, na região de Rafi, que faz fronteira com o Estado de Kaduna.

Muitas vacas, cabras, galinhas e outros animais também morreram. “Os moradores inicialmente atribuíram as infecções à feitiçaria, mas isso devia estar a acontecer há anos”, disse Usman, acrescentando que as informações colectadas sugeriam que as mortes ocorreram em Abril.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts