O confronto entre os campeões nacionais da África do Sul, Kaizer Chiefs e de Moçambique, Liga Muçulmana, terá lugar no estádio Moses Mabhida, na cidade de Durban. Os sul-africanos vão abdicar do FNB Stadium localizado em Joanesburgo.
De acordo com Vina Maphose, responsável pela área de comunicação daquela colectividade sul-africana, citado pela imprensa local, a partida terá lugar em Durban e não na habitual cidade de Joanesburgo.
A fonte não revela os motivos desta decisão que já é do conhecimento da direcção da Liga Muçulmana, tal como confirmou-nos Rafik Sidat, presidente daquela colectividade, num breve contacto telefónico. Especula-se, porém, que o Kaizer Chiefs quer “fugir” da possível presença massiva do público moçambicano no FNB Stadium de Joanesburgo.
“Até podem se dar ao luxo de mudar de campo e até de cidade, pois têm apoio em quase toda a África do Sul. Mas, por outro lado, a Liga poderá tirar vantagem porque vai evitar a altitude de Joanesburgo e vai jogar num ambiente habitual de Maputo: a nível do mar e com humidade elevada”, comentou Hermínio Muiambo, um árbitro moçambicano e comentador desportivo baseado em Pretória.
O estádio Moses Mabhida, refira-se, situa-se na região do Kwazulu-Natal, na cidade de Durban e dista a cerca de 671 quilómetros da cidade de Maputo, mais 100 do que Joanesburgo onde se encontra o FNB Stadium do Kaizer Chiefs.
O jogo terá lugar no próximo sábado (01 de Março) e está inserido na primeira “mão” da primeira eliminatória de acesso à Liga dos Campeões Africanos.