Terá sido um dos mais renhidos jogos até agora disputados em Antananarivo, capital do Madagáscar, onde decorre o Campeonato Africanos de Basquetebol em séniores masculinos. Mocambique lutou, soube sofrer e fazer a reviravolta mas acabou por ser derrotado, no final do segundo prolongamento, frente ao Mali por 72 a 69 pontos.
Num grupo com uma selecção candidata ao título, a Nigéria, a aposta da selecção nacional para este Afrobásquete conseguir a segunda posição na primeira fase e tentar evitar algumas das outras selecções candidatas ao título na segunda fase. Mas este também era o objectivo do Mali que apesar da boa altura dos seus jogadores, tem a médias de jogadores mais altos no torneio, é fraca tecnicamente e lenta na quadra.
Desde o apito inicial todos os pontos foram disputadíssimos por cada uma das selecções mas Mocambique conseguiu vencer o primeiro período por 12 a 14 pontos. Os malianos voltaram melhor para o segundo período e deram a volta ao placar. Terá sido o pior momento dos moçambicanos que apenas marcaram seis pontos, saindo para o intervalo a perder por 29 a 20 pontos.
Do intervalo a nossa selecção voltou revigorada com dois jogadores a destacarem-se, e a carregarem a equipa na cambalhota do placar, Custódio Muchate e Amarildo Matos.
À entrada do último período regulamentar Mocambique vencia por 44 a 47 e estava galvanizada para a vitória. Porém algum nervosismo, muitos lances livres desperdiçados e algumas jogadas precipitadas permitiram aos malianos empatarem o jogo a 59 pontos, e levarem a decisão para o prolongamento.
Sentido a pressão, da necessidade de assegurar a segunda posição do grupo, os jogadores de ambas selecções acabaram o prolongamento empatadas a 65 pontos. Os jovens jogadores moçambicanos acusaram a pressão e falharam em momentos crucias do segundo prolongamento. Apenas conseguiram concretizar quatro pontos.
No final fica a forma honrosa com que disputaram a partida que deixa a nossa selecção na terceira posição do grupo A e com grandes chances de ter de defrontar a campeoníssima Angola na próxima fase.
Outros resultados
Ainda a contar para o grupo A, do qual faz parte a nossa seleção, a Nigéria manteve a sua invencibilidade derrotando a seleção anfitriã, do Madagáscar por 112 a 81 pontos. Com esta vitória os nigérianos garantiram a primeira posição do grupo que ficou assim ordenado:
1. Nigeria 3-0
2. Mali 2-1
3. Moçambique. 1-2
4. Madagáscar 0-3
No grupo C os Camarões venceram a disputa pela liderança do grupo após derrotarem, também este domingo, a Costa do Marfim por 76 a 70 pontos.
No mesmo grupo a África do Sul conquistou a sua primeira vitória no campeonato, frente ao Egito por 71 a 68 pontos. A classificação neste grupo ficou assim ordenada:
1. Camarões 3-0
2. Egito 1-2
3. Costa do Marfim 1-2
4. África do Sul 1-2