A selecção nacional de basquetebol juvenil feminina perdeu nesta terça-feira (08) diante do Egipto por 73 a 49, em partida da terceira e última jornada da fase de grupos. Apesar da derrota, Moçambique qualificou-se em segundo lugar para os quartos-de-final.
Foi um jogo em que a equipa sub-16 de Moçambique entrou a perder por três pontos de diferença ao fim do primeiro período, ou seja, 11 a 8. Nesta etapa a partida foi bastante renhida, ainda que a nossa selecção tivesse corrido sempre atrás do prejuízo.
No segundo período, as pequenas “Faraós”, consideravelmente altas em comparação com as suas rivais, entraram pouco trémulas e viram o marcador a “inserir” uma igualdade de onze pontos. Todavia recuperaram a estabilidade e conseguiram, perto do fim deste tempo, aproveitar o limite de faltas que Moçambique havia atingido para conseguirem uma vantagem de 12 pontos. 37 a 25 até ao intervalo.
Moçambique perdeu-se por completo no terceiro quarto e viu o adversário a agigantar-se no rectângulo, explorando ao pormenor o seu jogo exterior. Ainda assim, a nossa selecção conseguiu reduzir a desvantagem para nove pontos à entrada do último período.
As nossas “meninas” ainda tentaram correr atrás do resultado. Porém não foram capazes de deter a tarde inspirada da turma egípcia que converteu 17 pontos contra apenas 14 da nossa selecção, fixando o resultado em 73 a 49.
Com esta derrota, Moçambique segue na segunda posição para os quartos-de-final que serão disputados nesta quinta-feira (10). A Costa do Marfim é a adversária que se segue.
“Queremos ir até à final”
Apesar da derrota, a seleccionadora nacional de Moçambique, Luciana Caetano, acredita que o Moçambique chegará até à final desta prova, que aliás é o objectivo traçado, garantindo desse modo a presença no Campeonato Mundial de Sub-17 que terá lugar no próximo ano na Itália.
Por seu turno, Neide da Luz, capitã da selecção, reconhece que a sua equipa perdeu a partida por ter cometido muitos erros e acredita que o descanso desta quarta-feira (09) será benéfico, de forma a recuperar os níveis de confiança e de concentração.
De referir que os jogos decorrem no pavilhão do Maxaquene.
Eis o quadro de jogos dos quartos-de-final:
12h: Egipto X Bostwana
14h: Mali X Gabão
16h: Tunísia X Angola
18h: Moçambique X Costa de Marfim