A selecção de basquetebol juvenil feminina derrotou, nesta quinta-feira (10), a sua congénere da Costa do Marfim em partida dos quartos-de-final do Afrobasket do escalão. Nesta sexta-feira (11) Moçambique joga diante do Malí nas meias-finais.
Na etapa inicial do jogo a equipa moçambicana entrou destemida. Foi imparável na tabela de pontos e decorridos apenas dois minutos vencia por 8 a 0. A Costa do Marfim, imersa na ansiedade, deu a primeira indicação de querer discutir o jogo a sete minutos e 29 segundos do fim desta etapa quando marcou os primeiros dois pontos. 17 a 8 a favor de Moçambique.
No segundo período, o conjunto da Costa do Marim entrou com a lição bem estudada e adivinhou-se, portanto, uma partida bem disputada. A nossa selecção teve dificuldades nos lances de ataque e foi somando “turn-overs” que foram bem explorados pelo adversário.
As incertezas de Laky da Graça, associadas à incapacidade de perceber a profundidade levada a cabo por Neydy da Luz, fizeram com que a nossa selecção perdesse neste período por cinco pontos, ainda que mantendo a vantagem no marcador. 30 a 26 ao intervalo.
No terceiro período assistiu-se a uma partida intensa. Lucília Caetano conseguiu restituir a consistência às nossas “juvenis” e as jogadoras da Costa do Marfim não cruzaram os braços. Moçambique venceu por um parcial de 15 a 06, terminando a etapa a vencer por 45 a 32.
No quarto, o mais disputado do jogo, as dificuldades entre ambas as equipas foram várias, sobretudo no aspecto físico. As nossas “Meninas” tiveram de gerir o cansaço e também a vantagem, mas acabaram felizes ao vencer a partida por 55 a 44, garantindo assim o apuramento para as meias-finais.
Nesta sexta-feira (11), a partir das 18 horas, a equipa de Lucília Caetano vai defrontar a perigosa selecção do Mali na partida que irá decidir o apuramento ao “Mundial” sub-17 da Itália.
Quadro completo de resultados dos quartos-de-final
Botswana 48 – 93 Egipto
Mali 138 – 12 Gabão
Angola 36 – 40 Tunísia
Costa do Marfim 44 – 55 Moçambique
Meias-finais
16h: Mali – Moçambique
18h: Egipto – Tunísia