No quarto dia de competições do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket) de sub-18 que decorre em Maputo, a selecção nacional impôs-se diante da Tunísia e venceu por uma diferença de sete pontos.
A vontade de ganhar o confronto para Moçambique começou desde o primeiro quarto quando saiu a vencer pela margem mínima de cinco pontos.
Já no segundo e derradeiro do primeiro período, a equipa nacional aumentou a pressão sobre o adversário obrigando-o a cometer muitos erros, o que permitu sair ao intervalo a ganhar por 34 a 20, 14 pontos de diferença.
A vantagem foi gerida até ao fim do terceiro período, onde o cinco nacional já vencia por 51 a 37. Mas, no terceiro e último quarto, os rapazes tiraram a mão do acelerador e mais preocupados em fazer espectáculo, viram a Tunísia a reduzir o marcador para seis pontos quando restavam apenas três minutos de jogo.
Aflita e num evidente tudo ou nada, a equipa tunisina partiu para cima de Moçambique e ainda conseguiu marcar dois pontos, reduzindo para quatro a diferença no marcador. Contudo, à mercê de um turn-over, Moçambique dilatou a diferença pontual para seis e ainda beneficiou-se de uma falta técnica para selar o resultado em 61 a 54.
Com o resultado, Moçambique fica com um pé nos quartos-de-final da competição.
Confira os resultados do 4o Dia de competições:
Ruanda 43 – 48 Gana
Egipto 90 – 49 Angola
Costa do Marfim 53 – 61 Senegal
Moçambique 61 – 54 Tunisia
Jogos agendados para esta Terça-feira:
10h – Angola vs Senegal
12h – Ruanda vs Congo
14h – Marrocos vs Costa do Marfim
16h -Gabão vs Egito
18h – Gana vs Moçambique
20h – Tunísia vs Mali