A selecção moçambicana estreou-se, nesta quinta-feira (16), na 18ª edição do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket) Masculino na categoria de Sub-18, com uma humilhante derrota diante do Ruanda.
Os jovens moçambicanos que não souberam soar e dignificar as cores nacionais, perdulários e trémulos a todos os níveis, admitiram que os ruandeses com toda a facilidade possível e imaginária passeassem a classe gerando no fim uma diferença de 28 pontos com o placar de 62 a 34.
A partida encerrou também o primeiro dia da competição que decorre até ao próximo dia 25 em Maputo.
A abrir o torneio o Senegal venceu o Gabão por 73 a 69 pontos. Já na segunda partida, a Costa do Marfim derrotou a selecção angolana por 60 a 51 pontos.
O Campeonato prossegue amanhã no sistema de todos contra todos. No Grupo A estão as selecções de Moçambique, Ruanda, RD Congo, Mali, Gana e Tunísia. No Grupo B estão as selecções do Egipto, Marrocos, Costa do Marfim, Senegal, Gabão e Angola .
Apuram-se para os quartos-de-final, as quatro melhor classificadas em cada grupo. As duas selecções finalistas deste torneio irão representar o Continente Africano no “Mundial” de Sub-19 a ter lugar próximo ano, no Canadá.
Para esta sexta-feira estão marcados os seguintes jogos, no pavilhão do Desportivo:
12h – Gabão X Costa de Marfim (Grupo B)
14h – Tunísia X Ruanda (Grupo A)
16h – Angola X Marrocos (Grupo B)
18h – Moçambique X Mali (Grupo A)
20h – Egipto X Senegal (Grupo A)